Por: Giovanne Ramos

ROCK

artistas negros que
definiram o

Foto:  billboard

Entre os anos 50 e 60, artistas e bandas negras transcenderam o jazz e o blues e tomaram o mundo

O rock ‘n’ roll para muitos é lido como um gênero musical branco por dois motivos: seus representantes e a falta de identificação das populações negras ao redor do mundo com o estilo.

Foto:  nbcu photo bank

Antes mesmo de Elvis Presley ter se transformado no suposto Rei do Rock e a crescente popularização do gênero entre o público branco, o rock era odiado pelo país racialmente segregado.

O gênero foi criado e era feito pela população negra daquele lugar, assim como o blues e o jazz, que são dois outros gêneros que contribuíram para que o rock tomasse forma.

o motivo do ódio?

Sister Rosetta Tharpe era a exceção em uma época em que poucas mulheres podiam tocar guitarra. Começou aos quatro anos, influenciada pelo jazz e blues produzidos pelos afroamericanos.

A mãe do Rock ‘n’ Roll

“Strange Things Happening Every Day'', lançada em 1944 pela artista que misturava música sacra com ritmos ‘pecaminosos’, é considerada por muitos a primeira gravação da história do rock ‘n’ roll. 

vídeo: Up Above My Head EM Gospel Time TV show

Conhecido como Bo Diddley, o artista foi um dos pioneiros do rock ‘n’ roll americano nos anos 50 com sua batida única e característica em sua guitarra.

Otha Ellas Bates McDaniel

Diddley se orgulhava de ser pioneiro no ritmo, apesar de reclamar que sua posição foi “tomada” por Elvis Presley. Sua música influenciou gerações de artistas, desde Buddy Holly e Yardbirds até o U2.

vídeo:  bo diddley EM The ed sullivam show

Chuck Berry é referência para muitas bandas e guitarristas, além de ser um nome importante para a consolidação do rock nos anos 50 com suas canções históricas.

A maior influência do rock

Berry conseguiu fazer uma mistura mais do que competente de rhythm and blues e country music, produzindo o rock ‘n’ roll cinquentista. Suas músicas descreviam a vida na escola e romances adolescentes.

VÍDEO:  johnny b. goode EM HOLLYWOOD A GO GO

Considerada a primeira banda de black rock da história, o Black Merda (pronuncia Mur-dah, de Murder) surgiu em um contexto onde o funk estava crescendo dentro da comunidade afro-americana.

assassinato negro

A banda construiu um estilo único, aliado ao jazz, ao blues, ao funk e à psicodelia, construindo um rock ‘n’ roll que questiona as opressões vividas pelos negros norte-americanos e violência racista.

VÍDEO:  SHOW EM CONCERT OF COLORS

A frente de seu tempo e o maior guitarrista da história, Jimi Hendrix se tornou símbolo absoluto do rock, quando o gênero já havia se tornado um estilo branco, na década de 60.

força da natureza

Foto:  ED CARAEFF

Jimi chamou atenção pela facilidade em viajar por ritmos distintos, como o jazz, o blues e o funk e pela sua criatividade. Há quem diga que é um dos expoentes do afrofuturismo na música contemporânea. 

VÍDEO:  PURPLE HAZE EM THE ATLANTA POP FESTIVAL