Estudo mostra como o desenvolvimento de crianças negras pode ser prejudicado pelo racismo no ambiente escolar
PEDAGOGIA
ANTIRRACISTA
FOTO: obá educacional POR: letícia fialho Oba Educacional, escola da zona leste de São Paulo, possui 70 alunos, 85% deles negros, e adotou políticas afirmativas de combate à discriminação racial na educação da primeira infância.
Foto: obá educacional A escola oferece aulas de educação infantil, aulas particulares e de reforço, além de inglês afrocentrado para crianças de até 12 anos. Além de um modelo de aulas remotas.
Foto: reprodução A instituição de ensino também prioriza a contratação de professores negros por conta da dificuldades que esses profissionais encontram no mercado de trabalho.
Foto: reprodução “O combate ao racismo é um trabalho que se volta para os familiares das crianças e toda a comunidade escolar. É preciso conscientizar as famílias”
diretora Eliane Mara de Brito.
IMAGEM: UNICEFF Um estudo do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) mostra que o racismo prejudica o desenvolvimento de crianças negras, sujeitas a desenvolver problemas emocionais e físicos.
Foto: reprodução Segundo o estudo, conviver em espaços onde a imagem do negro é construída a partir de referências negativas pode afetar a saúde emocional das crianças.
Foto: reprodução Saiba quais são os principais impactos do racismo no desenvolvimento infantil apontados pelo estudo:
Foto: reprodução Rejeição da própria imagem
Foto: reprodução Construção de identidade racial desvalorizada
Foto: reprodução Problemas de socialização e inibição comportamental
Foto: reprodução Propensão de doenças crônicas na vida adulta
Foto: reprodução Estresse e ansiedade
Os alunos precisam de referências estéticas, ideológicas, intelectuais e filosóficas que valorizem a cultura afro-brasileira”
João Vitor Silva, gerente de comunicação da Oba Educacional.
Ainda segundo o NCPI, a educação infantil é um dos mais importantes ambientes da socialização da criança, onde ocorrem interações sociais que impactam diretamente no desenvolvimento dos pequenos.