Estudo mostra como o desenvolvimento de crianças negras pode ser prejudicado pelo racismo no ambiente escolar

PEDAGOGIA
ANTIRRACISTA
FOTO:  obá educacional POR:  letícia fialho

Oba Educacional, escola da zona leste de São Paulo, possui 70 alunos, 85% deles negros, e adotou políticas afirmativas de combate à discriminação racial na educação da primeira infância. 

Foto:  obá educacional

A escola oferece aulas de educação infantil, aulas particulares e de reforço, além de inglês afrocentrado para crianças de até 12 anos. Além de um modelo de aulas remotas.

Foto:  reprodução

A instituição de ensino também prioriza a contratação de professores negros por conta da dificuldades que esses profissionais encontram no mercado de trabalho. 

Foto:  reprodução

“O combate ao racismo é um trabalho que se volta para os familiares das crianças e toda a comunidade escolar. É preciso conscientizar as famílias”

diretora Eliane Mara de Brito. 

IMAGEM:  UNICEFF

Um estudo do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) mostra que o racismo prejudica o desenvolvimento de crianças negras, sujeitas a desenvolver problemas emocionais e físicos. 

Foto:  reprodução

Segundo o estudo, conviver em espaços onde a imagem do negro é construída a partir de referências negativas pode afetar a saúde emocional das crianças.

Foto:  reprodução

Saiba quais são os principais impactos do racismo no desenvolvimento infantil apontados pelo estudo:

Foto:  reprodução

Rejeição da própria imagem

Foto:  reprodução

Construção de identidade racial desvalorizada

Foto:  reprodução

Problemas de socialização e inibição comportamental 

Foto:  reprodução

Propensão de doenças crônicas na vida adulta

Foto:  reprodução

Estresse e ansiedade 

Os alunos precisam de referências estéticas, ideológicas, intelectuais e filosóficas que valorizem a cultura afro-brasileira”

João Vitor Silva, gerente de comunicação da Oba Educacional.

Ainda segundo o NCPI, a educação infantil é um dos mais importantes ambientes da socialização da criança, onde ocorrem interações sociais que impactam diretamente no desenvolvimento dos pequenos.