A lista é uma forma de estimular um olhar positivo das crianças para o continente africano.

14 brincadeiras
de tradição africana

POR:  GIOVANNE RAMOS

#1 Jogo da Jibóia

Jogo da Jibóia

Um jogador entra  em um quadrado desenhado no chão e os outros andam em volta dele. Quem está dentro tenta tocar em quem está fora. Quem for tocado entra também e o ajuda. O último a ser tocado vence.

#2 Abayomi

Abayomi

São bonecas de tradição iorubá feitas com retalhos de panos e pedacinhos de barbantes. Na internet pode ser encontrado vários modelos e o passo-a-passo para criar uma.

#3 Desenhando um baobá

Desenhando um baobá

Baobá é uma árvore africana presente em muitas lendas, contos e tradições africanas. Enquanto aprendem a desenhar, as crianças podem ouvir algumas das histórias.

#4 Mbube: Chamar o leão

Mbube: Chamar o leão

Duas crianças ficam vendadas representando um leão e a presa. Em um pequeno espaço, os dois devem andar devagar. Quando o leão estiver perto da presa, quem está fora deve gritar ‘mbube’, os guiando.

#5 terra e mar

Terra e Mar

Faça um risco ou estenda uma corda no chão. Um lado será o mar e o outro a terra. Quando o líder gritar terra, todos pulam no lado da terra. Quando gritar mar, pulam no lado do mar. Quem errar, sai.

#6 Chocalho

Chocalho

Coloque um pouco de milho e pedrinhas num pequeno pote plástico. Teste o som. Feche a abertura do potinho e decore com desenhos e adereços africanos. Peça ajuda de um adulto se utilizar cola quente.

#7 Matakuza

Matakuza

Em um círculo de papel no chão, coloque tampas de garrafa pet. A criança, que começa com uma tampa, deve jogá-la para cima e pegar quantas puder do círculo sem deixar cair no chão a que jogou. Cada tampa vale um ponto.

#8 Pilha de sapatos

Pilha de sapatos

Todas as crianças sentam em círculo e cada uma por vez vai colocando um pé de sapato e chinelo em cima do outro em uma pilha, sem deixar que a pilha caia.

#9 Jogo dos feijões

Jogo dos feijões

Dê um saquinho de pano e 3 feijões para cada criança. Cada uma coloca uma quantidade de feijão no saco. Um participante deve acertar essa quantidade, tirando um feijão do jogo por acerto. Ganha quem acertar 3 vezes.

#10 Jogo da Memória

Jogo da Memória

O continente africano possui mais de 50 países. Escreva o nome deles e de suas capitais em pedaços de cartolina. Ganha quem juntar mais pares.

#11 teatro de lanterna

Teatro de lanterna

Utilizando as mãos e uma lanterna, crie personagens com as sombras da mão em um ambiente escuro. Cada um deve criar suas falas, de acordo com a história.

#12 Máscara africana

Máscara africana

Máscaras africanas são elementos culturais muito importantes e com diversos significados. Após pesquisar o assunto na internet, reproduza uma utilizando papelão, guache, giz e outros materiais.