QUILOMBO / Terça, 13 Setembro 2022 15:09

Erica Malunguinho: "Representatividade política não é identitarismo"

Deputada estadual em São Paulo, Erica Malunguinho (PSOL) aponta desonestidade no discurso de quem reduz pautas sociais ao identitarismo

Texto: Erica Malunguinho | Imagem: Divulgação/ASCOM Erica Malunguinho

Imagem mostra a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) no plenário da ALESP.
Introdução:

Deputada estadual em São Paulo, Erica Malunguinho (PSOL) aponta desonestidade no discurso de quem reduz pautas sociais ao identitarismo

Autor:

Texto: Erica Malunguinho | Imagem: Divulgação/ASCOM Erica Malunguinho

Estamos a 20 dias das eleições presidenciais mais importantes dos últimos tempos. Nossas escolhas definirão quais caminhos queremos para o nosso país.

A narrativa política tomou um lugar negativo e pesado, infelizmente em todos os campos, mas temos candidaturas capazes de aprofundar e avançar o debate político. Tem gente desonesta que diz que isso é identitarismo, mas quando defendemos uma pessoa indígena no poder, quando falamos o significado de uma pessoa preta, trans no poder, isso não se resume à nossa imagem, estamos falando de forma e conteúdo.

Quando falamos de povos indígenas, quilombolas, LGBTs, gente preta no poder, falamos de Amazônia, de meio ambiente, de acesso a escolarização nos brasis mais profundos, estamos falando de transporte escolar para esses mesmos brasis, de moradia, de acesso à saúde nas periferias dos centros urbanos e dos lugares distantes. Ou seja, isso não é identitarismo, isso diz respeito a uma história, e qualquer pessoa que reduz tudo isso à identidade é desonesta.

Quando defendemos, auto-afirmamos e reivindicamos essas experiências estéticas, estamos falando de uma história de vida que, infelizmente, está calcada em um processo de violência e opressão. E estamos aqui com as nossas caras que outrora foram colocadas num lugar de marginalidade para levá-las para o centro com a positividade e com as soluções para resolver os problemas, que foram criados para nós por outras caras que não são as nossas.

É neste fazer político que eu acredito!

*Erica Malunguinho é deputada estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em São Paulo.

Leia também: Erica Malunguinho não é mais candidata a deputada federal; entenda

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

camisa69anos.jpg
resindencialcambridge.jpg
rapamazonia.jpg
casoborbagato.jpg