POLíTICA / Quinta, 12 Novembro 2020 16:32

Campanha estimula voto nas eleições municipais para conter abstenção recorde

Iniciativa conta com organizações e figuras públicas que se mobilizam para os eleitores respeitarem os protocolos de segurança e comparecerem às urnas no dia 15 de novembro

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Reprodução

Diante da perspectiva de níveis recordes de abstenção nas eleições municipais deste ano em virtude da pandemia da Covid-19, dezenas de organizações da sociedade civil se uniram em uma campanha de estímulo ao voto. Com o simples chamado “VOTE!”, o coletivo, que se articulou dentro do Pacto pela Democracia, pretende encorajar eleitores e eleitoras em todo o país a vestirem suas máscaras, passarem álcool em gel e irem às urnas no próximo domingo (15).

A campanha lançada nesta semana contou com a participação de celebridades e influenciadores como Fábio Porchat, Lilia Schwarcz, Eduardo Moreira, Juca Kfouri, Carol Navarro, Thiago Amparo, Marcelo Rocha, entre outros.

A mobilização integra a terceira fase da campanha Eleições Seguras 2020 - Democracia é atividade essencial, lançada pelo mesmo conjunto de organizações no primeiro semestre. Anteriormente, a campanha havia trabalhado para que as medidas e os protocolos sanitários e de segurança fossem implementados pela Justiça Eleitoral, garantindo que o pleito pudesse ocorrer de maneira segura.

Nesta nova etapa, o grupo argumenta que eleger novos representantes em momentos de graves crises é uma oportunidade valiosa e que se abster do direito ao voto no contexto atual pode significar um risco ainda maior para a sociedade.

Ciente da gravidade da pandemia, a campanha reforça a importância de que os protocolos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sejam seguidos à risca pelos eleitores em todo o país e reitera que a democracia deve ser encarada como uma atividade essencial e, por isso, a ampla participação precisa ser garantida para que a legitimidade do pleito também esteja assegurada.

“Neste momento, a maior insegurança reside em abster-se da escolha daqueles que conduzirão o combate à pandemia e a suas múltiplas consequências a partir do ano que vem. Fomos deixados à nossa própria sorte pelo poder público nessa pandemia, tornando urgente elegermos representantes comprometidos com a vida e o bem-estar social”, afirma Flávia Pellegrino, da secretaria executiva do Pacto pela Democracia.

Para mais detalhes sobre a campanha, acesse o site oficial.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg