POLíTICA / Terça, 29 Junho 2021 10:29

Ex-eleitores negros e nordestinos de Bolsonaro miram voto em Lula em 2022

De acordo com pesquisa do Ipec, o perfil de ex-eleitores de Bolsonaro que agora dizem votar em Lula é de negros, com o ensino fundamental, renda de até um salário mínimo e moradores de cidades do Nordeste

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Agência Brasil

sala de votação nas eleições, mulher assina lista de eleitores; Bolsonaro venceu com margem apertada em 2018
Introdução:

De acordo com pesquisa do Ipec, o perfil de ex-eleitores de Bolsonaro que agora dizem votar em Lula é de negros, com o ensino fundamental, renda de até um salário mínimo e moradores de cidades do Nordeste

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Agência Brasil

A pesquisa de intenção de voto do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostra uma diferença grande entre eleitores negros e brancos para as eleições de 2022.  Entre pretos e pardos, o ex-presidente Lula (PT) tem 42% das intenções de votos, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), tem 18%, o que representa uma diferença de 24 pontos percentuais.

Já entre os eleitores autodeclarados brancos, a disputa é mais acirrada com quatro pontos de diferença. Lula tem 29% das intenções de voto e Bolsonaro tem 25% - um empate dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições presidenciais, a sustentação política de Bolsonaro dá sinais de abalo. Parte considerável dos 57,8 milhões de eleitores que optaram pelo presidente nas últimas eleições estão dispostos a votar em Lula. Segundo a pesquisa do Ipec, 26% de seus eleitores já declararam voto no petista. Além disso, 53% dos entrevistados que votaram em Bolsonaro afirmaram que não vão repetir o voto.

O perfil dos ex-eleitores de Bolsonaro que agora dizem votar em Lula, de acordo com o levantamento, é de negros, com o ensino fundamental, renda de até um salário mínimo e moradores de cidades do Nordeste.

Quando eleito, em outubro de 2018, o presidente venceu seu oponente Fernando Haddad (PT) com 55,13% dos votos válidos. O petista ficou com 44,87% dos votos. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), essa foi a terceira menor vitória desde a redemocratização do país, nos anos 80. Mais acirradas do que a eleição de Bolsonaro, foram somente as vitórias de Dilma Rousseff (51,64%), em 2014, e Fernando Collor (53,03%), em 1989.

A pesquisa do Ipec também aponta vantagem expressiva de Lula, que tem 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Considerando a margem de erro, de dois pontos percentuais, o ex-presidente chega a 51% dos votos para 2022.

Ciro Gomes (PDT), segundo a pesquisa, tem 7% das intenções de votos, número muito próximo do atual governador de São Paulo, João Dória, que tem 5% das intenções. Entre os entrevistados, 10% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, outros 3% disseram que ainda não decidiram em qual candidato votar para a presidência nas próximas eleições.

Os dados sobre a intenção de votos foram coletados entre os dias 17 e 21 de junho e 2.002 eleitores foram entrevistados.

Leia mais: CPI da Covid: Governo Bolsonaro censurou dados sobre maior risco da pandemia para negros e indígenas

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg
boletiim38.jpg
racismoemeioambientecop26.jpg