CULTURA / Domingo, 26 Setembro 2021 14:04

'Um Olhar Preciso': Iniciativa Negra lança livro que debate racismo e política de drogas

Fruto do projeto Reconexão Periferias, publicação analisa a guerra às drogas sob a perspectiva do poder judiciário e a pandemia

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de reprodução. Na foto, integrantes do projeto Iniciativa Negra, sentados em uma mesa durante uma palestra
Introdução:

Fruto do projeto Reconexão Periferias, publicação analisa a guerra às drogas sob a perspectiva do poder judiciário e a pandemia

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, por meio do projeto Reconexão Periferias, desenvolvido em parceria com a Fundação Perseu Abramo e a Fundação Friedrich Ebert, lançou no dia 15, a publicação “Um Olhar Preciso”. O livro é uma compilação de artigos de colaboradores e da equipe da Iniciativa Negra que visam discutir racismo, política de drogas no Brasil e suas problemáticas e segurança pública.

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas atua desde 2015 na construção de uma agenda de justiça racial e econômica, propondo reformas e debatendo a atual política de combate às drogas, e é a primeira ONG negra do País a assumir o compromisso de identificar e apresentar soluções pacíficas diante da política de drogas.  

A partir desta perspectiva de discutir e desenvolver uma visão crítica sobre a política de combate às drogas no País, surgiu a proposta de integrantes da organização e colaboradores, por meio do projeto Reconexões Periferias, focassem parte de seus esforços para a produção de conhecimento, através de um curso de formação política para a equipe da Iniciativa Negra, que teve participação e colaboração de organizações parceiras. Neste contexto de formação política e troca de experiências surge o livro “Um Olhar Preciso”, que é composto por oito textos - um poema da artista, produtora cultural e artesã-empreendedora baiana Amanda Rosa e sete artigos.

Os artigos de “Um Olhar Preciso” apresentam as várias nuances que compõem o cotidiano negro a partir da territorialização da política de drogas. Um dos destaques é o artigo “Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas: um olhar preciso”, escrito pelos gestores da organização, Ana Carolina Santos, coordenadora de gestão da organização e advogada, Nathália Oliveira, cofundadora e coordenadora executiva, e Dudu Ribeiro, cofundador e coordenador da Iniciativa. O texto é uma apresentação da instituição, de seu histórico e sua missão, bem como sua perspectiva sobre a política de drogas, que tem como questão central o racismo.

A publicação poderá ser acessada diretamente no site da Iniciativa Negra.

Leia também: Antiproibicionistas discutem impacto da política de drogas na vida das mulheres

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg
boletiim38.jpg
racismoemeioambientecop26.jpg