CULTURA / Sexta, 06 Agosto 2021 13:41

“Trono de Vidro”: Iza Sabino lança novo EP nesta sexta-feira (6)

Ao todo, seis faixas buscam trabalhar o fortalecimento de pessoas LGBT e negras usando a linguagem do rap e suas vertente; trabalho sai pela produtora MacacoLab

Texto: Redação I Imagem: Divulgação/Filipe Abras

“Trono de Vidro”: rapper mineira Iza Sabino lança novo EP nesta sexta-feira (6)
Introdução:

Ao todo, seis faixas buscam trabalhar o fortalecimento de pessoas LGBT e negras usando a linguagem do rap e suas vertente; trabalho sai pela produtora MacacoLab

Texto: Redação I Imagem: Divulgação/Filipe Abras

“Assim como na expressão ‘teto de vidro’, o trono de vidro é uma coisa frágil. Quando você chega ao seu posto, você precisa saber cuidar para não quebrar e não desgastar”. Essa é a forma como a rapper mineira Iza Sabino explica o título de seu novo EP, “Trono de Vidro”, que chega pelo selo MacacoLab. A artista, também integrante do mob feminino de hip hop Fenda, aprofunda no novo trabalho temáticas que atravessam seu universo criativo e pessoal, como o amor e o empoderamento feminino, negro e LGBTQIA+.

“Trono de Vidro é um  reflexo do que eu tô passando: me aceitando e me divertindo, principalmente quando se trata de sexualidade. Tem assuntos pesados e sérios, mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser muito ‘pra cima’, em geral”, conta a artista.

Segundo Iza, o título utiliza a expressão como uma metáfora para a realidade das “minas do rap, que precisam mostrar serem trinta vezes melhores e matar mais de um leão por dia para ter um pouco de visibilidade”, segundo Iza. no EP. 

Nas composições sobre desejo sexual ou afeto, por exemplo, sensações universais chegam por meio de rimas onde o pronome pessoal “ela” é o que inspira a criatividade da rapper. “É bom reforçar esse tipo de narrativa para mulheres lésbicas não precisarem mudar o gênero de uma música de amor ou desejo”, comenta sobre a representatividade, discurso também presente na faixa “Brotou Na Base”.

Leia também: Cantora mineira Paige aposta nas nuances do R&B em seu novo EP

Além de reverberar a normalização da atração entre duas mulheres, as linhas de Iza Sabino refletem demandas sociais urgentes de serem amplamente debatidas, como o racismo estrutural e a violência policial.  “Quem matou Marielle?”, indaga a artista na faixa “Você Nunca Saberá”, antes de denunciar a discriminação racial no trecho “Agora ri da minha pele”. Ao lembrar “de toda mãe que perdeu seu filho (...) sem saber de onde veio essa bala e quem apertou o gatilho”, a sensação de indignação fica declarada. 

A revolta despertada por este tipo de acontecimento resulta em devaneios de vingança que Iza apresenta ao mesmo passo em que apazigua esse pensamento. “‘Você Nunca Saberá’ é uma explosão de sentimentos, da raiva à fragilidade. Quando eu paro para pensar nessas situações, fico martelando como eu posso resolver isso. Mas aí eu lembro: vingança é algo que o tempo traz sozinho, eu não preciso buscar isso”, explica. 

O novo trabalho aborda o respeito e admiração da artista com outros nomes da cena do hip hop, como o rapper Pejota (na lovesong “1010”), os MCs Anjim e Laranjinha (participações de “Loop de Dólar”) e as trappers N.I.N.A. e Thamiris (presentes em “Paz Terrível”). 

“Trono de Vidro” já está disponível em todas as plataformas digitais. Para escutar, acesse o link

Leia também: 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg