CULTURA / Domingo, 03 Outubro 2021 13:58

Robinho Santana cria mural em Diadema com temática educacional

O projeto ‘Recrie o Amanhã’, que tem a proposta de impulsionar a cultura local a partir de temas de relevância mundial, conta com o trabalho de um dos principais artistas de São Paulo

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, o artista Robinho Santana está em frente à sua arte exposta em um mural de Diadema
Introdução:

O projeto ‘Recrie o Amanhã’, que tem a proposta de impulsionar a cultura local a partir de temas de relevância mundial, conta com o trabalho de um dos principais artistas de São Paulo

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Por meio do projeto "Recrie o Amanhã", com a autoria de Robinho Santana, a Converse quer amplificar as vozes das comunidades e instigar movimentos para construir um futuro melhor a partir da valorização da ancestralidade. A arte, para além de ferramenta de educação, é ferramenta de expressão do orgulho periférico, principal foco da marca no projeto deste mês.

Dentro da perspectiva de reverberar o potencial dos discursos das periferias na educação e na criatividade, a marca convidou o artista Robinho Santana para criar um mural em Diadema, cidade onde nasceu e cresceu, com o suporte de um membro da comunidade dos All Stars, criativos embaixadores da Converse, numa forma de expressarem seu orgulho periférico e celebrarem suas comunidades através da arte, procurando inspirar mais jovens a fazerem a diferença em seu meio.

Robinho nasceu no Jardim Ruyce, periferia de Diadema (SP), se formou em design e fotografia e carrega referências da música e de esportes urbanos, como o skate e o basquete, em seu trabalho como artista visual, pesquisador e músico experimental. Mas o principal aspecto de seu trabalho é o diálogo com a vida e a cultura de homens e mulheres negros periféricos do Brasil para retratá-los de forma digna e com protagonismo, algo ainda raro na arte brasileira. Assim, ele os leva a estar em lugares que, estruturalmente, não são pensados para recebê-los, como os museus e circuitos artísticos.

4
A partir de reflexões com o artista sobre como vir da periferia influencia na educação e expressão artística e como os criadores podem elevar suas comunidades através do próprio trabalho, a Converse disponibilizou ferramentas para Robinho realizar um mural sobre essa temática, batizado de "Retomada".

Partindo de uma experiência pessoal do próprio Robinho, a obra propõe uma reflexão sobre o tratamento recebido pelos jovens negros nos espaços que ocupam. No caminho para seu evento de formatura de faculdade, seu irmão foi parado pela polícia, e assim o mural reforça a importância da educação como agente de transformação para romper o racismo estrutural. Ele estará na própria cidade de Diadema, no espaço cultural Fábrica de Cultura, o que destaca a busca nas origens do artista como inspiração para a mudança.

Leia também: São Paulo ganha painel de grafite em homenagem a Dondi White, lenda da cultura hip-hop

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg