CULTURA / Terça, 20 Julho 2021 11:04

Revista independente aposta em artistas e empreendedores negros inovadores

Em sua primeira edição, a plataforma “Aquilombe” apresenta o tema “Arte Visual Decolonial” e conta com a presença de 7 artistas, 6 deles nordestinos

Texto: Redação I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Divulgação/Aquilombe

Revista independente aposta em artistas e empreendedores inovadores
Introdução:

Em sua primeira edição, a plataforma “Aquilombe” apresenta o tema “Arte Visual Decolonial” e conta com a presença de 7 artistas, 6 deles nordestinos

Texto: Redação I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Divulgação/Aquilombe

O clube de caráter pedagógico, “Aquilombe”, responsável pelo impulsionamento e emancipação de artistas e empreendedores negros lança, neste mês, a primeira edição da revista homonômina. Com o tema “Arte Visual Decolonial”, a edição conta com entrevistas de 7 artistas visuais, sendo 6 deles nordestinos. Bárbara Quintino (MG), Breno Loeser (SE), Matheus Dias (CE), Octa Lopes (BA), Quezia Silveira (BA), Tiago Pinheiro (PB) e Silvana Mendes (MA) são os nomes que compõem a estreia. 

O projeto faz parte de um dos serviços do clube de assinatura do “Aquilombe”, que teve campanha aberta em financiamento coletivo ainda no mês de maio deste ano. Idealizado pela escritora baiana Mariana Madelinn e pela publicitária sergipana Ana Karine de Oliveira, a iniciativa de rodar uma revista dialoga com uma abordagem socioambiental, inclusiva e antirracista, propondo um novo olhar sobre o cotidiano. “Quilombo é pouso e lar onde o coletivo é prioridade. Aquilombe é o chamado pra que você cresça com a sua comunidade!”, é assim que as idealizadoras definem o projeto. 

 

Leia também: Influência africana em Cuba é tema de mostra virtual

Os artistas convidados desenvolveram desde colagens digitais à grafite, linguagens que valorizam a estética negra e periférica. Para a capa, destaque ao designer sergipano Breno Loeser, que resgata elementos das religiões de matriz africana na sua arte, evidenciando a perspectiva decolonial do ciclo, dialogando com a temática central. Para além da edição, os leitores podem adquirir outros serviços na plataforma como bate-papo com o artista destaque, newsletter com descontos em pôsters de Breno Loeser.

O projeto ainda coloca em foco iniciativas que transformam comunidades através da arte e economia criativa, e promete trabalhar com mais três abordagens de temas no mesmo formato lançado recentemente ainda neste semestre.

Aos interessados, a revista do “Aquilombe” pode ser adquirida até o final deste mês e as informações podem ser vistas através do link.

Leia também: Artista plástico produz obra em homenagem às vítimas da pandemia em São Paulo

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS