CULTURA / Quinta, 16 Dezembro 2021 12:53

'Quem me leva para passear': novo livro de Elisa Lucinda continua a história da personagem Edite

Escritora lança continuação que aprofunda história ficcional de uma cozinheira; obra vai virar um podcast produzido por Lázaro Ramos

 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Lucas Leffa/Divulgação

a escritora Elisa Lucinda
Introdução:

Escritora lança continuação que aprofunda história ficcional de uma cozinheira; obra vai virar um podcast produzido por Lázaro Ramos

 

Autor:

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Lucas Leffa/Divulgação

A premiada escritora e poetisa Elisa Lucinda lançou nesta semana o livro 'Quem me levará para passear', pela editora Malê, que é um desdobramento da obra 'Livro do Avesso', de 2019, com a retomada das memórias fictícias da personagem Edite.

Com o uso da técnica literária fluxo de consciência, Elisa Lucinda nos permite conhecer o pensamento de Edite que, em seu monólogo interior, com amor e humor, nos conduz a aprimorar o olhar para a vida. A escritora adianta que a história da personagem não termina neste lançamento e que mais detalhes da vida de Edite devem ser revelados.

“No primeiro volume da série ‘Livro do Avesso’, ainda não sabíamos que Edite era uma cozinheira e acompanhávamos seu pensamento diário como se estivéssemos lendo alguém que anota tudo que pensa. Neste segundo, não. Ela não escreve, mas nós temos acesso ao que ela pensa. Estamos dentro da cabeça de Edite vivendo com ela os seus sonhos, sua geografia, suas incongruências, contradições, falhas e epifanias, para o que der e vier. Na cabeça de Edite cabe tudo. É um bairro, uma praça imensa, um palácio, um quarteirão, um país. Seu nome próprio, que é também um verbo, já diz a que veio: Edite”, comenta Elisa Lucinda, que está no seu 19º livro.

A dinâmica da vida de Edite é tão arrebatadora que os livros servem de inspiração para outros artistas desenvolverem projetos para a personagem. O ator e diretor de cinema Lázaro Ramos está produzindo um podcast dos pensamentos de Edite, que serão gravados na voz da Elisa Lucinda.

A escritora, que também é atriz, completa a dobradinha com o ator no filme 'Papai é Pop', obra de Caíto Ortiz que estreia no Festival do Rio. No longa, Elisa interpreta a mãe do Lázaro que, na trama, é casado com a personagem de Paola Oliveira. No mesmo festival, a atriz também integra o elenco de outro lançamento, 'O Pai da Rita', de Joel Zito, em que faz par romântico com Aílton Graça.

Agora em dezembro, Elisa tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ao ocupar a cadeira de Olavo Bilac e figurar entre nomes como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Christiane Torloni, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.

Séries

Além dos filmes, Elisa Lucinda também é destaque em séries. Recém-chegada de Portugal, onde representou o Brasil na Bienal Internacional de Poesias de Oeiras, ela segue gravando a segunda temporada de 'Manhãs de Setembro', do Amazon Prime, em que interpreta Vanusa, a mãe de Cassandra (Liniker), uma mulher trans que trabalha como motogirl.

Na mesma plataforma, Elisa integra a série 'Desjuntados', dando vida à mãe do personagem Marcinho, interpretado pelo ator e comediante Yuri Marçal, enquanto aguarda o lançamento, pela Fox Disney, da série 'Não foi minha culpa', sobre violência feminina, dirigida por Susana Lira.

Leia mais: Mateus Aleluia receberá título de Doutor Honoris Causa por universidade da Bahia

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

novageracaoskate.jpg
temclimapraisso8.jpg
flagrapmbahia.jpg
anasanches7.jpg