CULTURA / Sexta, 02 Outubro 2020 18:32

Preta de Neve: Espetáculo com desconstrução de conto de fadas branco é exibido no YouTube

Transmissão gratuita da peça baseada na cultura popular brasileira, com debate sobre temas como racismo, machismo e homofobia, será no domingo (4), às 11h

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação

O espetáculo Preta de Neve, que faz a desconstrução do conto de fadas branco, com foco na construção de uma imagem positiva do corpo preto desde a infância, será transmitido de forma online no domingo (4), às 11h, no YouTube da Cia dois Ventos.

Assim como na história original, o espetáculo começa em um reino encantado, onde vive uma rainha grávida de uma linda menina. A narrativa branca da história, porém, logo se desconstrói. “Um dia olhando a noite escura e estrelada, a mãe faz um pedido em que desejou que sua filha nasça com a pele linda e escura como a noite e brilhante como as estrelas, e como todo pedido de rainha é uma ordem, a menina nasceu com a pele linda como a noite e brilhante como as estrelas”, diz a descrição da peça.

A obra foi escrita e desenvolvida por Ivone Dias Gomes, atriz, professora de teatro e pós-graduanda em Educação em Direitos Humanos. Com uma linguagem simples sobre a cultura popular brasileira, segundo a autora, a peça pode ser um caminho para o diálogo com as crianças.

“Acredito na infância, nas crianças, e que elas podem mudar o mundo. Creio que o teatro é forma potente e eficaz de comunicação e com Preta de Neve podemos abrir diálogos com as crianças sobre temas pertinentes como racismo, machismo e homofobia. Dessa forma, traçamos narrativas efetivas sobre infâncias negras e sobre o corpo preto desde sua formação como uma imagem positiva”, afirma Ivone.

Embora a peça seja infantil, o público alvo são pessoas de todas as idades, desde crianças até mulheres adultas ou na terceira idade. “Penso em todas as meninas pretinhas que já viram o espetáculo e se sentiram representadas, além de todas as mulheres de 30, 40, 70 anos que têm me mandado mensagens dizendo que estão vendo um sonho realizado”, conta a autora.

A Cia Dois Ventos, companhia que realiza a peça, nasce da união de duas mulheres das favelas de São Paulo, Ivone Dias Gomes e Priscila Ribeiro. Juntas, além de “Preta de Neve”, elas já realizaram outro espetáculos como: “Vizinhas” (2017), “Tropelhaçadas” (2018) e “Divas da Faxina” (2019).

A companhia realiza uma pesquisa direcionada à população, cultura e personagens que vivem na periferia da cidade. Desta forma, se propõe a enaltecer e valorizar a cultura popular por meio da arte e do teatro.

Ficha técnica de “Preta de Neve”

Dramaturgia/Adaptação: Ivone Dias Gomes

Elenco: Ivone Dias Gomes, Priscila Ribeiro e Gabriel Ladeira

Orientação Artística: Flávia Strongolli

Realização: Cia Dois Ventos

Apoio: Coletivo Njinga

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

rashidfala.jpg
insdefesa.jpg
devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg