CULTURA / Quarta, 29 Dezembro 2021 05:00

Plataforma quer mapear críticos cinematográficos negros no Brasil

Críticos e críticas negras, de diferentes idades e trajetórias, são convidados a responder o mapeamento. Pesquisa é conduzida pelo INDETERMINAÇÕES e conta com o apoio cultural do Goethe-Institut São Paulo

Texto: Redação | Imagem: Gabriela Ribeiro

Imagem mostra Lorenna Rocha, uma mulher negra de pele clara, sorrindo e usando óculos de grau. Ela tem cabelos encaracolados e com luzes loiras. Ao fundo estão plantas.
Introdução:

Críticos e críticas negras, de diferentes idades e trajetórias, são convidados a responder o mapeamento. Pesquisa é conduzida pelo INDETERMINAÇÕES e conta com o apoio cultural do Goethe-Institut São Paulo

Autor:

Texto: Redação | Imagem: Gabriela Ribeiro

Em dezembro foi lançado o Mapeamento do Corpo Crítico Cinematográfico Negro Brasileiro. A pesquisa, conduzida pela INDETERMINAÇÕES - plataforma de crítica e cinema brasileiro, com o apoio cultural do Goethe-Institut São Paulo, tem o objetivo de localizar, quantificar e produzir uma cartografia do cenário de críticos brasileiro, a partir das corporeidades negras.

No formulário, disponível online, podem responder tanto as pessoas que estão iniciando na crítica cinematográfica como aquelas que já possuem uma trajetória na área. Embora seja desejável compartilhar uma pequena descrição do percurso da pessoa inscrita e trabalhos já publicados, não é necessário comprovar um tempo mínimo exercendo a função.

“A gente pretende recolher alguns dados de ordem mais pessoal, outros que cobrem algumas nuances relativas às questões econômicas e, até mesmo, dados que contribuem para uma aproximação mais qualitativa em relação a este corpo crítico que vem ganhando forma e contraste nos últimos anos”, explica a crítica e pesquisadora Lorenna Rocha, uma das idealizadoras do INDETERMINAÇÕES e uma das realizadoras da pesquisa.

Ela argumenta da importância da construção e publicização desses dados, que contribuirão para um estudo mais aprofundado acerca da participação de críticos negros no campo da crítica cinematográfica brasileira.

“A partir daí, poderemos criar redes de articulação, estratégias de ação mais coordenadas e até embasar políticas públicas que qualifiquem e assegurem a entrada e permanência de pessoas negras na área”, reforça o jornalista, crítico e curador Gabriel Araújo, também idealizador do INDETERMINAÇÕES.

Os resultados da pesquisa serão depositados no site do INDETERMINAÇÕES, que será lançado no primeiro semestre de 2022, e compartilhados nas mídias sociais da plataforma e de parceiros.

Conheça a INDETERMINAÇÕES

A INDETERMINAÇÕES é uma plataforma dedicada a investigar e elaborar questões que tangenciam o campo da crítica cinematográfica e do cinema negro brasileiro. Idealizado e coordenado por Gabriel Araújo e Lorenna Rocha, com produção executiva de Gabriel Coêlho, o projeto tem como principais eixos de atuação: preservação, memória, pesquisa, publicação e formação.

Leia também:Rincon Sapiência fala sobre sua tradição de lançar músicas em dezembro

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

feminismonegro.jpg
leituradosbuzios.jpg
culturasafricanasema.jpg
racismorecreativo.jpg