CULTURA / Terça, 22 Junho 2021 08:58

Obra cataloga termos utilizados em cultos de religiões afro-brasileiras

O ‘Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras’ reúne décadas de pesquisa sobre símbolos e tradições em 392 páginas; o livro é idealizado e organizado pelo autor Ronaldo Rego e aborda tradição e espiritualidade através do significado das palavras 

Texto: Redação I Imagem: Tiago Celestino / Unsplash

Obra cataloga termos utilizados em cultos de religiões afro-brasileiras
Introdução:

O ‘Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras’ reúne décadas de pesquisa sobre símbolos e tradições em 392 páginas; o livro é idealizado e organizado pelo autor Ronaldo Rego e aborda tradição e espiritualidade através do significado das palavras 

Texto: Redação I Imagem: Tiago Celestino / Unsplash

No sentido de preservar e divulgar o vocabulário pertencente aos cultos ancestrais negros, nasce o livro ‘Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras’. A obra é fruto de décadas de pesquisa do autor carioca Ronaldo Rego, sacerdote da umbanda, que reuniu uma coleção de termos usados dentro dos terreiros através de depoimentos, documentos e outras fontes. 

A obra, que conta com 392 páginas e aborda a história, tradição e espiritualidade do povo negro. De acordo com o autor, em suas páginas, o leitor não familiarizado com o tema terá acesso ao significado de termos e expressões de maneira precisa e não adulterada, podendo, assim, entender as raízes que formam a cultura brasileira.

oie 22134716a39c2AwT

Com 392 páginas, a obra reúne termos utilizados em cultos de religiões de matriz afro-brasileira e retrata, através do significado das palavras, tradição e espiritualidade (Créditos: Divulgação)

Para o autor, o dicionário cumpre um papel de relevância histórica e cultural. “Isso se dá pelo livro preservar, para futuras gerações, todo um conjunto de expressões, cuja vida também depende da existência daqueles que empregam, muitas vezes transmitidos pela tradição oral, podendo se transformar ou mesmo desaparecer com o tempo, caso não fossem fixados de alguma forma”, afirma. 

Leia também: Conheça cinco livros para refletir sobre a Consciência Negra

Rego ainda afirma que a obra é nascida no encontro, na assimilação e na transformação de símbolos e tradições religiosas das principais origens brasileiras por ele estudadas: a africana, a indígena e  a influência européia.

Para o historiador e escritor Paulo Pacini Assim, o dicionário também traz uma expressiva contribuição ao cenário cultural brasileiro. “Não só esclarecendo aqueles que não usam no presente, mas como uma chave para compreensão, no futuro, das transformações ocorridas na alma brasileira”, declara.

O ‘Dicionário das Religiões Afro-Brasileiras’ é lançamento da editora Ao Livro Técnico, pode ser adquirido em livrarias on-line e chega ao mercado pelo valor de R$79,90. 

Leia também: Dez livros de escritoras negras lançados recentemente

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

memorialdasbaianas.jpg
izabelasantos02.jpg
racismoambientaltv01.jpg
iluoba.jpg