CULTURA / Quinta, 25 Novembro 2021 11:08

‘O Novelo’, premiado filme de Cláudia Pinheiro, estreia nos cinemas

Longa foi escolhido como o melhor filme pelo público do Festival de Gramado; ator Nando Cunha faz protagonista que é um irmão mais velho que assume o lugar dos pais 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Divulgação 

Introdução:

Longa foi escolhido como o melhor filme pelo público do Festival de Gramado; ator Nando Cunha faz protagonista que é um irmão mais velho que assume o lugar dos pais 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Divulgação 

O personagem Mauro, do longa ‘O Novelo’, interpretado pelo ator Nando Cunha, é alguém muito próximo do cotidiano dos brasileiros. É um irmão mais velho que abriu mão de muitas coisas na vida para cuidar dos irmãos mais novos. O filme, dirigido pela Cláudia Pinheiro, estreou nesta quinta-feira (25) e conta com cinco atores negros como protagonistas.

Com o papel do Mauro, Nando Cunha ganhou o prêmio de melhor ator na última edição do Festival de Cinema de Gramado, o mais importante do país e que o consagra como um ator dramático, apesar de ser bastante conhecido por papéis cômicos na televisão.

No filme, que conta a história de cinco irmãos que buscam um pai, Mauro é a peça-chave no enredo que trata da afetividade masculina.

“Na idade adulta, por volta da década de 1990, eles seguem caminhos diferentes, e Mauro se torna um microempresário incapaz de lidar com seus sentimentos. É uma história linda, de protagonismo negro, onde não se fala de racismo e ninguém pega em arma. São atores simplesmente interpretando seres humanos”, diz Nando Cunha, que já tinha ganho um prêmio de melhor ator no Festival de Gramado pelo curta-metragem 'Telentrega', na 45ª edição do festival.

Foi justamente o discurso de recebimento do prêmio pelo curta que abriu as portas para Nando participar do filme 'O Novelo'. “Eu disse, na época, o quanto é difícil para um ator negro conseguir um papel. Não há espaço para atores negros no cinema, fora aqueles papéis que são para negros. Aquilo chamou a atenção da diretora e o projeto do filme foi então para outra direção”, disse Nando, em entrevista exclusiva para a Alma Preta Jornalismo.

O elenco do filme 'O Novelo' tem Sérgio Menezes, Rocco Pitanga, Rogério Brito, Sidney Santiago Kuanza, Isabel Zuaa e André Ramiro. Veja o trailler aqui.

"Fazer esse filme foi uma grande alegria. Foi escrito e dirigido por mulheres para falar do tal universo masculino aprofundando relações fraternais, me senti falando de mim mesma, nascida em uma família grande e cheia de irmãos crescendo ao meu lado. Sei que toda a equipe e elenco também falaram e colocaram muito de si nesse trabalho e o resultado nos enche de orgulho", disse a diretora Cláudia Pinheiro.

O filme foi produzido por Luciano Reck e Diego Freitas, da Parakino Studio, e ganhou o prêmio de melhor filme, pela escolha do público, no festival de Gramado.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg