CULTURA / Sexta, 16 Julho 2021 12:43

Musical infantojuvenil 'Zumbindo' conta história de Zumbi dos Palmares

Peça apresenta o universo da afrodiáspora do Brasil para crianças e adolescentes

Texto: Redação | Foto: Divulgação

Introdução:

Peça apresenta o universo da afrodiáspora do Brasil para crianças e adolescentes

Texto: Redação | Foto: Divulgação

Recém estreado de forma virtual, o musical infantojuvenil 'Zumbindo' conta a história de Zumbi dos Palmares e a cultura africana no Brasil com objetivo de promover o universo da afrodiáspora do Brasil para crianças e adolescentes.

A história narra a trajetória de Flor, uma menina negra que conhece Zumbi dos Palmares através das histórias contadas pela mãe. De forma lúdica, Flor transforma Zumbi no seu melhor amigo imaginário. Com a mistura da tradição e da contemporaneidade, os personagens embarcam em uma aventura de revisitação das manifestações culturais e artísticas africanas presente no Brasil.

No cenário contemporâneo, Flor conhece a história de diversas expressões artísticas das periferias, com o samba, funk e o hip-hop, que se somam às manifestações culturais tradicionais como o Maracatu e Zambiapunga.

Assim como a história, os figurinos de "Zumbindo" também reforçam a valorização e estética da cultura negra, com penteados afro e signos das religiões de matriz africana.

ZUMBINDO 1Peça reforça a valorização da estética da cultura negra | Foto: Divulgação

"Zumbindo" fica disponível até o dia 25 de julho na plataforma de vídeos do canal do coletivo COOXIA. A exibição é gratuita e conta com acessibilidade em libras voltados para surdos e mudos. O coletivo também disponibiliza o Pix Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para contribuições financeiras.

Leia também: "Slam do Julho das Pretas" premiará poetas negras do Nordeste com até R$ 1 mil

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg