CULTURA / Sábado, 14 Agosto 2021 18:47

Mostrando diferentes faces e estilos, Renata Soul abre asas em primeiro clipe

Em “Asas”, a artista entra no dualismo entre privação e liberdade; A música mistura ritmo intimista e dançante que dialoga com a inconstância de aprender a estar só

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na imagem, Renata Soul está olhando para cima de perfil. Usa grampos coloridos no cabelo, combinando com a blusa colorida. A imagem faz parte do clipe de Asas.
Introdução:

Em “Asas”, a artista entra no dualismo entre privação e liberdade; A música mistura ritmo intimista e dançante que dialoga com a inconstância de aprender a estar só

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Em clipe de estreia, Renata Soul traz elementos do R&B, Funk Soul e Blues para a música “Asas”. Na musicalidade, a junção do Drum & Bass aos teclados dão as bases para a chegada da voz da artista, que dança nos agudos com a mesma facilidade em que performa em seu clipe.

“Asas” fala sobre liberdade e privação. Gravado em uma casa, o cenário foi escolhido propositalmente para dialogar com a ideia de pássaro que quer sair da gaiola, uma sensação inspirada pelo contexto de quarentena. “A música veio em um momento em que eu queria sair voando. Veio no meio do caos”, conta Renata. Nesse sentido, “Asas” busca transmitir essa ideia da procura por algo externo, que está fora, ao mesmo tempo em que cria formas de viver o agora e encontrar refúgio dentro de si mesmo.

Nesse dualismo de sentimentos complexos, o clipe personifica a confusão mental com várias faces da mesma Renata, inclusive em seus figurinos, que expressa as múltiplas características da artista em diálogo constante. 

Com isso, em certos momentos veste lingerie mais livre e sensual, em outras, um look mais colorido com presilhas e adereços, e por fim, um figurino metalizado, que com as luzes, cria um visual mais festivo e moderno. A cena final simboliza o momento em que a artista encontra o contentamento de estar consigo mesma e explora a liberdade e as possibilidades de curtir a própria companhia.

Essa estética faz com que “Asas” seja Soul, mas também seja Pop, marcando a identidade de uma artista negra jovem e criativa.

Renata traz o Soul no nome

Renata é artista independente, que explora em suas canções influências da Música Preta Brasileira, e aborda em suas letras de maneira crítica e direta a reflexão acerca do machismo, de relacionamentos abusivos e fatos da sociedade atual, discutindo a emancipação e o empoderamento feminino. Entre suas referências musicais,  estão Mahmundi, Liniker, Mc Tha, Jorja Smith, entre outras.

Em sua musicalidade, a artista se inspira tanto pelos ritmos percussivos do samba, maracatu, forró e baião, quanto em outros ritmos internacionais que atravessaram a formação musical do Brasil, como o funk soul, blues, jazz, pop e o reggae, unindo suas sonoridades e compondo uma mistura genuinamente brasileira.

Cantora e compositora, é formada em Canto Popular. A partir deste contato, iniciou seu trabalho de performance nas ruas, onde passou a apresentar seu repertório autoral junto a versões de músicas de outros artistas. Em 2019, integrou como uma das vocalistas a banda Raízes de Baobá. Cresceu na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, onde teve seu primeiro contato com a música através da igreja.

Confira também

“Trarei uma sonoridade nova, original e desconhecida para quem me segue”, diz Paula Lima

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg
boletiim38.jpg
racismoemeioambientecop26.jpg