CULTURA / Sexta, 30 Julho 2021 12:34

Mini-documentário homenageia e desmistifica a figura de Esú

Produção audiovisual traz depoimentos de babalorixás que desmistificam a associação do orixá como uma figura negativa e exaltam a beleza e potência de Esú

Texto: Redação | Foto: Divulgação/Casa do Mensageiro

Introdução:

Produção audiovisual traz depoimentos de babalorixás que desmistificam a associação do orixá como uma figura negativa e exaltam a beleza e potência de Esú

Texto: Redação | Foto: Divulgação/Casa do Mensageiro

O mini-documentário "Esú, o sagrado no caos", com lançamento neste domingo (1), homenageia o orixá através da sua presença nos processos de transformações e dualidades no mundo.

Por meio de depoimentos do babalorixá Rychelmy Esutobi e Egbomi Cici, o objetivo do filme é desmistificar a figura de Esú, que era associado a algo negativo e demoníaco por causa dos processos de colonização, racismo e preconceito contra as religiões de matriz africana.

Os babalorixás também trazem um outro olhar sobre o orixá e a filosofia por trás do culto, como a influência na formação do povo preto na diáspora.

Com o cenário atual diante da pandemia da Covid-19, o conteúdo audiovisual propõe que o público reflita sobre como os processos de caos e do novo podem promover a transformação no mundo. A estreia de "Esú, o sagrado no caos" acontece a partir das 12 horas no canal da Casa do Mensangeiro no YouTube. do Youube da Casa do Mensageiro.

Confira abaixo um trecho do vídeo:

Leia também: 

Jogo da memória inspirado em Orixás combate preconceito às religiões africanas na infância

Premiado nos EUA, líder do candomblé é referência na luta pela liberdade religiosa

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg