CULTURA / Terça, 02 Março 2021 12:55

Livro aborda importância de profissionais negros para construir narrativas antirracistas

Uma das autoras é Carmen Lúcia, que em seu artigo fala sobre as experiências de muitas vezes ser a única negra em eventos e em algumas redações

Texto: Redação | Imagens: Divulgação

profissionais
Introdução:

Uma das autoras é Carmen Lúcia, que em seu artigo fala sobre as experiências de muitas vezes ser a única negra em eventos e em algumas redações

Texto: Redação | Imagens: Divulgação

Escrito por 23 profissionais negras o livro “Nós por Nós” reverbera potentes vozes negras e proporciona uma reflexão sobre os atravessamentos que mais de 500 anos de racismo geraram na população negra. Uma das autoras é a jornalista Carmen Lúcia, que em seu artigo fala sobre como foi ter passado grande parte da carreira no ramo de moda, beleza e entretenimento e as experiências de muitas vezes ser a única negra em eventos e em algumas redações.

Segundo a profissional, só com o tempo ela conseguiu entender o significado que a sua presença tinha naqueles locais e como isso afetaria as gerações futuras. “Não é de hoje que eu questiono a ausência de jornalistas negros ocupando cargos de protagonismo no ambiente midiático. Essa invisibilização nunca foi natural aos meus olhos”, afirma.

Ao fazer a pesquisa para seu artigo no livro, a co-autora lembra que se deparou com dados de 2017 da revista Vaidapé, que apontavam que apenas 3,7% dos apresentadores de programas de TV são profissionais negros. “Como driblar o sistema que por anos perpetuou um padrão como o belo, o certo, o desejado e abrir espaço para nós?”, questiona.

“Eu decidi lutar de dentro. Primeiramente como repórter trazendo as mais variadas pautas pretas para as manchetes. E entenda, não estou falando de pautas que envolvam apenas racismo, somos mais do que isso. Produzimos diversos conteúdos que merecem ser vistos. Outra forma de dar holofote à causa foi fundando a CL Assessoria, espaço onde divulgo afroempreendedores, em sua maioria, por um valor acessível”, acrescenta.

carmenlucia

Dois anos após o surgimento da CL Assessoria, Carmen sente como se tivesse descoberto a fórmula para exercer jornalismo da maneira que sempre sonhou: ouvindo e contando boas histórias, se emocionando e gerando reflexão. “E é sobre isso que também se trata o livro ‘Nós por Nós’. Muitas mulheres, muitas vivências, muitas inquietações e um objetivo: ressignificar nossas identidades e reposicionar nossos papéis na sociedade, para a manutenção do nosso equilíbrio físico, mental e emocional, nosso e da nossa comunidade”, finaliza a co-autora.

A obra foi lançada pela Editora Conquista no início de fevereiro e está disponível para compra online.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS