CULTURA / Domingo, 15 Agosto 2021 17:10

Espetáculo inspirado em mitologias africanas estreia em espaço cultural virtual

“Meus Cabelos de Baobá” estreou na sexta-feira (13) no Teatro WeDo!; Musical estará disponível em plataforma online até 17 de setembro e pode ser assistido uma única vez pelo espectador

Texto: Redação | Imagem: Divulgação/Cyntia Sales

Imagem de divulgação. Na foto, uma mulher negra centralizada no palco em trajes africanos, parte do espetáculo
Introdução:

“Meus Cabelos de Baobá” estreou na sexta-feira (13) no Teatro WeDo!; Musical estará disponível em plataforma online até 17 de setembro e pode ser assistido uma única vez pelo espectador

Texto: Redação | Imagem: Divulgação/Cyntia Sales

Inspirado no caráter cíclico das mitologias africanas e costurado por textos da poeta Conceição Evaristo, o espetáculo Meus Cabelos de Baobá, do Rio de Janeiro, estreia dia 13 de agosto, sexta-feira, às 18h, no Teatro WeDo!, espaço cultural que alia cultura e tecnologia.

Com Fernanda Dias, Beá e Ana Paula Black e direção de Vilma Melo, Meus Cabelos de Baobá se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com o Baobá, árvore milenar de origem africana, que a ensina sobre os valores africanos e desperta sua autoestima, sua beleza singular, sua força ancestral e sua identidade negra.

A atriz e bailarina Fernanda Dias, que concebeu a peça em uma viagem ao Senegal, há anos idealizava um espetáculo que mostrasse de uma forma poética o universo feminino negro e as estéticas negras brasileiras e africanas. Com trilha musical tocada e cantada ao vivo, o espetáculo se desenvolve em torno de Dandaluanda.

Ao se deparar com episódios nevrálgicos na infância, a menina fantasia um diálogo com um Baobá e é correspondida. A magia que emana da árvore invade a cena e faz com que a mulher Dandaluanda, também alimentada pela sua ancestralidade, valorize sua identidade negra e se torne rainha. Como um Sankofa, pássaro que retorna ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, Dandaluanda desperta para uma nova vida. Primeiro, como menina; em seguida como mulher e finalmente como rainha.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 é o primeiro teatro virtual e imersivo em 360º da América Latina e o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla. Com mais de 40 mil acessos, 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países e a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o teatro já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

Confira também

Benjamin de Oliveira: o precursor do teatro negro no Brasil

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS