CULTURA / Terça, 21 Setembro 2021 09:03

#EmCasaComSesc: confira lista de espetáculos com temática racial disponíveis online

Desde o início da pandemia, o Sesc conta com programação virtual de teatro, dança e música; no total, já foram 25 transmissões de peças de teatro sobre negritude, e a maior parte ainda está disponível, gratuitamente, no Youtube

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Divulgação/Grace Passô 

Sesc já transmitiu 25 espetáculos com temática racial
Introdução:

Desde o início da pandemia, o Sesc conta com programação virtual de teatro, dança e música; no total, já foram 25 transmissões de peças de teatro sobre negritude, e a maior parte ainda está disponível, gratuitamente, no Youtube

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Divulgação/Grace Passô 

Com programações desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc conta com espetáculos de música, teatro e dança no ambiente virtual para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19. No total, já foram 25 transmissões de adaptações de espetáculos sobre a temática racial ou de artistas negros feitas pelo Sesc e, destes, 14 ainda estão disponíveis gratuitamente no Youtube.

Em “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” é possível ver o premiado monólogo do ator Hilton Cobra, numa interpretação vigorosa da vida e obra do escritor e jornalista Lima Barreto.

Também é possível ver a apresentação feita pelo dramaturgo Jé Oliveira para o texto de “Farinha com Açúcar”, inspirada na obra do grupo de rap Racionais MCs.

A lista ainda conta com um espetáculo sobre o encontro entre um velho africano e um jovem pesquisador brasileiro em uma trama sobre a diáspora africana, com os atores Antônio Pitanga e Rocco Pitanga. 

Entre os espetáculos para crianças, um dos destaques é a peça “Os Coloridos”, da Companhia OsCrespos. O grupo formado por ex-alunos negros da escola de arte dramática da USP (Universidade de São Paulo) completou 16 anos de existência em agosto de 2021.

A curadoria que incluiu espetáculos com temática racial na programação foi feita em conjunto com a coordenação de teatro regional do Sesc e profissionais de várias unidades. A lista contempla as transmissões feitas em 2020 e 2021. A programação com adaptações de peças de teatro, dança e música, circo e contação de história, ao vivo pelo Youtube e pelo Instagram, segue com novas atrações toda semana.

Confira a lista dos espetáculos disponíveis online

Farinha com Açúcar, com Jé Oliveira 

Frequência 20.20, com Grace Passô 

Contos Negreiros do Brasil, com Rodrigo França

Engravidei, Pari Cavalos, com Lucelia Sergio

Embarque Imediato,com Antonio e Rocco Pitanga

Traga-me a Cabeça de Lima Barreto, com Hilton Cobra 

Fragmentos, com Felipe Oládélè

Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus, com Dirce Thomaz

Medeia Negra, com Márcia Limma 

Para crianças

Marina Esteves - Quando eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus

Kiusam de Oliveira 

Os Coloridos – Cia Os Crespos 

Samba de Dandara e Raquel Tobias 

Agbalá Conta: Contos Tradicionais Africanos: Quantas Áfricas tem na África? Com Gilseda Perê 

Leia mais: 'Chico Rei Entre Nós’: documentário retrata a história do rei congolês que comprou a própria liberdade

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg