CULTURA / Quinta, 03 Junho 2021 11:12

Disco inédito e em espanhol mostra versatilidade e bom humor de Tim Maia

Cantor visionário gravou em 1970 versões em espanhol de sucessos dos primeiros álbuns; filho encontrou a raridade e disponibilizou na internet

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Divulgação

Tim Maia sorrindo e com uma camisa amarela
Introdução:

Cantor visionário gravou em 1970 versões em espanhol de sucessos dos primeiros álbuns; filho encontrou a raridade e disponibilizou na internet

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Divulgação

O cantor Tim Maia (1942-1998) é dono de uma das vozes mais marcantes do país e um dos grandes nomes da black music brasileira. Em 1970, quando já tinha lançado dois discos, após passar um tempo nos Estados Unidos, o artista teve uma ideia pioneira, que ficou guardada por 51 anos e foi revelada recentemente pelo filho Carmelo Maia: um álbum com versões em espanhol dos seus principais sucessos, que ganhou o nome de “Yo te Amo”.

No primeiro ano da década de 70 aconteceu a Copa do Mundo de Futebol no México, que deu o tri para o time cheio de estrelas do Brasil, o que ajudou a integrar ainda mais a América Latina e suas culturas regionais.

Foi nesse clima que Tim Maia entrou no estúdio e gravou versões para sucessos como “Primavera” e “Azul da Cor do Mar”, com letras traduzidas pelo próprio cantor. “Ele foi o primeiro em tudo. Foi o primeiro a ter uma gravadora independente, uma editora e o primeiro a gravar em espanhol. Meu pai sempre esteve muito à frente da sua época. Essas gravações têm 51 anos, meu pai tinha só 28 anos e era um jovem querendo ganhar o mundo”, disse Carmelo, em uma rede social.

Tim Maia morreu aos 55 anos, no Rio de Janeiro. | Foto: DivulgaçãoTim Maia morreu aos 55 anos, no Rio de Janeiro. | Foto: Divulgação

O clima da gravação deve ter sido o melhor possível, de acordo com o jornalista Marcos Lauro, ex-editor da revista Billboard Brasil. “Dá para ouvir ele falando com os técnicos e os músicos. As versões são em uma tradução quase literal e com um toque de portunhol. Tem um verso que ele diz ‘Yo te amo a ti menina’ e a gente sabe que menina não é um termo em espanhol”, conta o jornalista, em entrevista à Alma Preta Jornalismo.

Para a dona da loja virtual de discos Papisa, Erika Morais, um disco inédito de Tim Maia gravado nos anos 70 é uma pérola por conta do registro da voz e da qualidade da banda.

“Tim Maia é incrível em qualquer língua e ele está com a voz tinindo. Dá para ouvir a Cynara, do quarteto de Cy, nos vocais de apoio. O Tim toca bateria e violão. Seria muito legal se fosse lançada uma versão em vinil também”, comenta.

Carmelo, o filho do Tim, acredita na possibilidade de o pai ter tentado negociar o lançamento do disco em espanhol com algumas gravadoras na época, mas o projeto deve ter sido recusado. De acordo com Carmelo, que cuida de todo o material deixado pelo cantor, ainda tem muitas coisas para ouvir e pesquisar no legado do artista e outras gravações como essas poderão surgir.

Tim era um visionário nos estúdios e gravou muitas canções. Em 2001, por exemplo, a Universal Music lançou um álbum com 14 gravações do Tim Maia em inglês, feitas entre 1970 e 1976. O álbum inédito “Yo te Amo” está disponível nas plataformas de streaming e no canal do artista no YouTube. O disco tem nove músicas e cerca de 30 minutos de duração.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg