CULTURA / Sexta, 17 Setembro 2021 11:13

Barbarize lança single “Spray de Pimenta”

Artistas da comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, Barbarize lança “Spray de Pimenta” nesta sexta-feira (17); single reflete sobre opressões contra a liberdade de expressão 

Texto: Victor Lacerda I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Divulgação/Ingrid Veloso

Da comunidade do Bode, Barbarize lança single “Spray de Pimenta”
Introdução:

Artistas da comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, Barbarize lança “Spray de Pimenta” nesta sexta-feira (17); single reflete sobre opressões contra a liberdade de expressão 

Texto: Victor Lacerda I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Divulgação/Ingrid Veloso

Os artistas Barbarize e YuriLumin,  artistas da comunidade do Bode, localizada no Pina, Zona Sul do Recife, dão sequência as produções audiovisuais e lançam o single “Spray de Pimenta” nesta sexta-feira (17). A faixa, que integra a junção do afrotrap ao afrofunk, questiona através da música, da dança e do teatro, um mundo marcado pelo racismo e por um sistema opressor que gera as desigualdades sociais e históricas que excluem, exploram e discriminam o povo preto.

O single vem após a excelente recepção, em abril deste ano, do álbum visual SobreVivências Periféricas. Agentes do próprio processo criativo, agora, eles mesclam as diversas linguagens culturais com as mensagens de resistência e valorização do povo preto e periférico. Para o novo trabaho, os artistas seguem a estética afrofuturista inspirados pelo lema “Ocupar e Resistir” e denunciam também a forma violenta que muitas vezes a polícia reage com a população negra, pobre e periférica, quando esta reivindicam liberdade, justiça e equidade social.

Seguindo a ficha técnica do trabalho, a produção musical é de YuriLumin, um dos integrantes e idealizadores do projeto e compositor das faixas do álbum. Ele tem 24 anos e, há oito, atua com teatro, música, cinema e dança, sendo premiado em diversos festivais de Break. YuriLumin é produtor cultural do Leilão e do Coletivo Pão e Tinta.

“A gente entende a importância de divulgação desse som como uma forma de convocar a galera pra esse empoderamento político, na ideia de questionar uma sociedade que nos pressiona, nos sufoca. Também traz a ideia de se juntar para o embate, tendo em vista que nosso povo foi e é historicamente atacado”, pontua Yuri, em conversa com a Alma Preta Jornalismo

Leia também: Ciranda nordestina conquista título de Patrimônio Imaterial do Brasil

Já Barbara Espíndola, 25, conhecida como Barbarize, também assina a composição das músicas do álbum e atua na área de pesquisa artística, performance, construção de roteiro, direção e edição de vídeos, sendo também uma das produtoras do Coletivo Pão e Tinta e responsável pela direção artística do Leilão Pão e Tinta.

TRAJETÓRIA

Barbarize foi criado em 2018, e conta com a produção de Jéssica Jansen, Michele Monteiro e Pedro Stilo, todes moradores da comunidade do Bode e integrantes do Coletivo Pão e Tinta. É um projeto que se inspira no movimento Afrotrap, surgido através da imigração Africana para a Europa que culminou posteriormente na mescla do rap/hip hop europeu com a musicalidade tradicional africana. Outra influência forte para o projeto é a cultura funk brasileira, com a sua musicalidade, representação e visibilidade da negritude e da periferia na cena musical nacional.

O pré-save do single “Spray de Pimenta” já se encontra disponível nas plataformas digitais. Para ouvir, na íntegra, acesse o link. 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

aartedecozinhar.jpg
boletim44.jpg
umoja.jpg
boletim43.jpg