CULTURA / Quinta, 29 Julho 2021 11:05

Documentário 'Complexos' aborda vivência de artistas nascidos em favelas do Rio de Janeiro

Obra audiovisual foi produzida pela Cafuné na Laje e terá exibição gratuita no acervo da plataforma Bombozila a partir de hoje (29)

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Cafuné na Laje

cartaz filme complexos sobre favelas do Rio
Introdução:

Obra audiovisual foi produzida pela Cafuné na Laje e terá exibição gratuita no acervo da plataforma Bombozila a partir de hoje (29)

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: Cafuné na Laje

Uma parceria entre a produtora Cafuné na Laje, um coletivo audiovisual do Rio de Janeiro, e a Aliança Midiativista Anti-Racista (Arma), da Finlândia, resultou na realização do documentário 'Complexos', que estreia nesta quinta-feira, dia 29. A produção está disponibilizada na plataforma Bombozila, que reúne cerca de 500 documentários sobre direitos humanos e lutas sociais na América Latina e Caribe.

Em 26 minutos, o documentário aborda vivências de artistas e realizadores que enfrentam diversos desafios para dar vida a trabalhos que se propõe a disputar as narrativas e construções de representação sobre as favelas do Rio de Janeiro, lugares onde nasceram, cresceram e são moradores até hoje. 

“Falar sobre nossas vivências é uma forma de ativismo e de resposta contra os preconceitos e discriminações”, diz Wallace Lino, ator e um dos entrevistados do documentário Complexos.

O ponto de partida do filme é baseado na pesquisa de doutorado de Leonardo Custódio - ex-morador de Magé, na Baixada Fluminense, que vive hoje na Finlândia - sobre o midiativismo nas favelas.

“A comunicação popular é o uso dos meios disponíveis por pessoas que habitam, por exemplo nas periferias e favelas, para se comunicar um com o outro e para se comunicar com a sociedade. A construção de narrativas feita por moradores de favelas e periferias está dentro dessa ideia, de que o que é dito sobre nós não condiz com a nossa realidade - complicada, complexa, cheia de nuances. A gente precisa contar outras coisas que nos definem e uma forma de apoiar essas narrativas é assistir, acessar, compartilhar essas narrativas", afirma o pesquisador.

Exibido no Festival Panoramica, o maior da Suécia sobre cinema latino-americano, 'Complexos' busca durante as entrevistas a reflexão sobre as trajetórias dos personagens, com questões que atravessam seus cotidianos e seus fazeres artísticos. Na produção, a câmera está aberta às influências das luzes, cores e sons, características próprias do lugar de cada entrevistado. Essa série propõe uma narrativa que busca retratar as diferentes possibilidades de representar o viver nas favelas do Rio de Janeiro, a partir de seus próprios moradores.

 “São pessoas que realizam e disputam o significado do que é viver em favela, expondo o quão diversas são essas vidas. Não é apenas a favela que perde com essa exclusão, todos nós perdemos enquanto sociedade com o racismo e a política de morte no qual os espaços que essas pessoas retratadas no filme cresceram e vivem até hoje", diz JV Santos, co-fundador da Cafuné na Laje.

O documentário conta as histórias de Gizele Martins, Naldinho Lourenço, David Amen, Mc Martina, Thaís Alvarenga, Léo Lima, Rodrigo Maré Souza, Geandra Nobre e Wallace Lino. As entrevistas foram feitas por Léo Lima e a produção é da Mariluci Nascimento. "A importância do filme está nas pessoas que são abordadas e suas trajetórias”, completa JV Santos.

Leia mais: Tiganá Santana, primeiro brasileiro a compor em línguas africanas, ganha websérie

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

boletim40.jpg
boogienaipe.jpg
ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg