Bia Doxum lança clipe com single do novo trabalho
Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução
Com versos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas negras no cotidiano, na última semana, a cantora Bia Doxum lançou a música “Pelas Avenidas”.
“Queria falar sobre os recorrentes ‘sinais vermelhos’ que encontramos pelas ruas, avenidas e caminhos, que impedem a passagem, inviabilizam o acesso, cancelam as oportunidades”, define a artista.
“Ao mesmo passo que a música relata os problemas, ela sugere uma possível solução, o afeto, união. Amor preto. Se corrermos por nós, apoiarmos nossa comunidade, nos vermos como irmãos, amarmos-nos, podemos, pouco a pouco, burlar o que nos limita”, complementa.
Bia é natural do Parque São Lucas, na zona leste de São Paulo. Cantora, compositora e ativista cultural, é conhecida como “Bê O”, seu antigo pseudônimo. Em 2015, lançou o álbum “Máquina Que Gira’, com músicas sobre a experiência de ser mulher frente ao machismo.
“A letra da canção veio na minha cabeça quando eu andava por uma grande avenida da cidade, me sentindo avessa ao que o caos urbano me apresentava. Os primeiros versos vieram na rua, o resto desenrolei no meu quarto”, relembra.
Seu trabalho é reconhecido por falar das lutas feminista, racial e juvenil, além das culturas de matriz africana. O último lançamento é uma das faixas do seu novo álbum “Àtúnwa”, com previsão de lançamento em outubro.
O povo preto quer narrar suas histórias Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa. Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias. Vamos fazer jornalismo na raça! |