CULTURA / Segunda, 19 Julho 2021 12:24

Coletivo Filhas do Vento lança série audiovisual no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O coletivo pernambucano lança, no próximo 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, uma série de vídeos com temas relacionados com as pautas femininas negras

Texto: Redação | Foto: Priscilla Melo

Introdução:

O coletivo pernambucano lança, no próximo 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, uma série de vídeos com temas relacionados com as pautas femininas negras

Texto: Redação | Foto: Priscilla Melo

No dia 25 de julho, data que marca o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Coletivo Filhas do Vento, atuante em Recife e região metropolitana de Pernambuco, estreia uma série de vídeos, que pretende trazer temas relevantes dentre as pautas femininas negras e apresentar a trajetória de quase cinco anos do Coletivo. Até o dia 15 de agosto, todo material será divulgado no site do coletivo.

“A produção destes vídeos materializa uma preocupação nossa em abrir possibilidades de diálogo em torno do que defendemos e do que temos realizado para contribuir efetivamente com a transformação social através da popularização do conhecimento”, explica a integrante do coletivo que roteirizou e dirigiu os vídeos, Juliana Cíntia. “Eles são uma ferramenta que possibilita conversas em torno de temas importantes, além de comunicar através de nossos corpos que mulheres negras são capazes de realizar e tem papel fundamental na transformação social”.

 

O vídeo de estreia, “Aláfia: revoluções feministas negras”, fala um pouco das lutas feministas negras a partir da trajetória de algumas integrantes do coletivo demonstrando como elas se articulam e são atravessadas pelas questões raciais. Os outros dois vídeos temáticos, trazem questões considerados fundamentais no debate feminista negro contemporâneo: “Jovens Insurgências”, sobre juventude negra, e “Enraizando Saberes Ancestrais”, sobre educação antirracista.

Além destes vídeos temáticos será lançado o vídeo “Ventania”, que conta um pouco da trajetória do Coletivo Filhas do Vento ao longo dos seus quase cinco anos de existência. Outro vídeo da séris se chama “Travessias” e  aborda a experiência da entidade na execução do Projeto “Travessias negras: das margens periféricas aos centros decisórios do poder”, em meio ao contexto da pandemia de covid-19.

Por meio dos vídeos, o Filhas do Vento busca estimular o debate em torno de questões fundamentais do contexto social brasileiro a partir das vivências e expertise de mulheres negras que estão inseridas ativamente nas pautas abordadas.

Leia também: Artista plástico produz obra em homenagem às vítimas da pandemia em São Paulo

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS