×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /opt/bitnami/apache/htdocs/images/aldo bueno
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/aldo bueno
CULTURA / Quinta, 25 Fevereiro 2021 12:55

Sambista e ator Aldo Bueno será homenageado na live da Soneca

Live no próximo domingo (28) vai arrecadar fundos para o tratamento de saúde do ator e ex-intérprete da Vai-Vai

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: arquivo da família

aldo bueno
Introdução:

Live no próximo domingo (28) vai arrecadar fundos para o tratamento de saúde do ator e ex-intérprete da Vai-Vai

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: arquivo da família

O ator Aldo Bueno, 70 anos, está internado esperando para fazer uma terceira cirurgia na perna. Para ajudar nas despesas com remédios e no pós-operatório, os amigos estão organizando a live da Soneca, no domingo, dia 28, que será transmitida pela página do ator no Facebook.

Sambista e figura querida no bairro do Bixiga, na região central da capital, Aldo foi intérprete de samba de enredo da escola de samba Vai-Vai. Em 1982, Aldo Bueno cantou o samba "Orum Ayê - O Eterno Amanhecer" que levou o título daquele ano para a escola.

Bueno tem uma longa carreira como ator. No teatro, ele participou de montagens como "Arena Contra Zumbi", "Ópera do Malandro" e "Gota d'água". Ao todo foram 12 longas metragens, como "Eles não usam black tie", "O homem que virou suco" e "A próxima Vítima", filme que rendeu dois prêmios, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Kikito, do Festival de Cinema de Gramado. Bueno  foi eleito o melhor ator na premiação de 1984.

No começo dos anos 90, Aldo lançou o álbum Corpo Negro, de forma independente com suas composições: “Prós e Contras”, “Fariseus” e “Olha o respeito”, entre outras. Ele  também participou do Álbum "A história do samba paulista" - com Oswaldinho da Cuíca, Thobias da Vai-Vai e Germano Mathias, lançado em 1999.

Bueno é um ativista da cultura negra e da preservação do samba paulistano, principalmente no bairro do Bixiga, onde participa de diversas rodas de samba e festas tradicionais.

No Carnaval, o sambista é um dos membros de honra da Banda Redonda, a mais antiga banda carnavalesca da cidade de São Paulo, fundada pelo dramaturgo Plínio Marcos, que assim como Bueno era um sambista. O primeiro nome escolhido foi Bandalha. Em 2021, a banda completou 46 anos de existência.

A Live da Soneca vai ter participação da filha do ator, a cantora Tata Godoy e do genro , o sambista Cláudio Moraes, e deve começar às 15h. A meta da campanha é conseguir pelo menos R$ 1.500, até agora a arrecadação somou R$ 200. Bueno está internado no Hospital Regional Sul.  Bueno tem arteriosclerose, que atinge veias e artérias.  Ele já fez uma cirurgia na perna esquerda, agora vai fazer uma segunda intervenção na perna direita, na próxima semana, provavelmente na quarta-feira.

 

{gallery}aldo bueno{/gallery}

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg