COTIDIANO / Terça, 15 Junho 2021 11:43

Entenda como funciona a 'xepa da vacina' e como se candidatar

As vacinas remanescentes são aplicadas depois do expediente comercial em postos de saúde de todo o país; os grupos que podem se vacinar variam de estado para estado 

Texto: Roberta Camargo | Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Agência Brasil

Introdução:

As vacinas remanescentes são aplicadas depois do expediente comercial em postos de saúde de todo o país; os grupos que podem se vacinar variam de estado para estado 

Texto: Roberta Camargo | Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Agência Brasil

Chamada "xepa", a lista de espera da vacina contra a Covid-19 visa não desperdiçar doses remanescentes de imunizantes, já que os utilizados atualmente no Brasil, com autorização da Anvisa, têm tempo de uso a partir da abertura. Essas vacinas, que podem ser aplicadas nos grupos especificados por cada município, acontecem no final do expediente da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Até o momento, 11,2% da população brasileira está totalmente vacinada contra a Covid-19, o número representa cerca de 24 milhões de pessoas que receberam as duas doses do imunizante. O calendário de vacinação muda de estado para estado, tendo em vista o número de doses recebidas e a logística definida para a aplicação. 

Até março deste ano, negros representavam 28% dos brasileiros vacinados, enquanto a população branca chegava aos 52% entre os que já haviam tomado pelo menos uma dose da vacina. 

Para incluir o nome na "xepa" da vacina, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista, por exemplo, solicitam documento com foto, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. A inclusão deve ser feita pessoalmente.

Em entrevista à Alma Preta Jornalismo, a enfermeira Paula Vieira respondeu às dúvidas mais frequentes sobre o tema. Confira:

O que é a xepa e como ela funciona?
"A xepa da vacinação é como a gente chama de forma popular um frasco multidose, ou seja, um frasco que tem mais de uma dose. Estamos falando das doses que sobram no fim do expediente de trabalho. Se sobrarem doses no frasco e não tiver público alvo disponível e já tiver sido encerrado o horário da vacinação normal, a dose que fica no frasco precisa ser utilizada e aí acontece a xepa.

Depois de abertos, os frascos precisam ser usados no intervalo de algumas horas, é o caso da CoronaVac que a gente precisa utilizar em até oito horas e a vacina da Pfizer, que precisa ser aplicada em até seis horas depois da abertura do frasco."

É uma prática comum em outras campanhas de vacinação? Por que?
"Não. Essa é uma vacina que tem horário para ser utilizada, mas a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional de Imunização, podem ser utilizadas até alguns dias depois de aberta e outras até o encerramento do prazo de validade. A xepa só acontece quando uma vacina tem horas de uso determinada, a exemplo dos imunizantes contra Covid-19 que a gente tem hoje aqui no Brasil. 

Caso as vacinas não sejam aplicadas, ela precisaria ser desprezada e é por isso que existe essa organização para que a gente organize filas de usuários interessados em tomar essas doses."

Como funciona a fila? Onde é possível se informar melhor?
"Essa fila de espera não é física, nesse momento o que é definido é através do preenchimento de uma lista de espera. Os critérios mudam semanalmente. A melhor forma para ter informações sobre quais grupos podem ser vacinados na xepa é se atentar ao que o programa municipal de imunização preconiza. 

Cada unidade de saúde é responsável pela lista de usuários que trabalham ou moram em regiões próximas ao local. O cadastro e de responsabilidade da UBS, que utiliza o nome, endereço e telefone para montar a lista de espera. No dia da vacinação, é preciso apresentar um comprovante de endereço do trabalho ou de casa. As informações sobre xepa mudam de acordo com cada região. A comunicação do governo é sempre repassada para as unidades de saúde e é isso que pauta a conduta dos colaboradores das UBS."

É seguro tomar vacina da xepa?
"Não precisa ter receio de se vacinar. As vacinas da xepa são doses remanescentes válidas, que estão armazenadas de maneira adequada e que estão disponíveis porque o público-alvo não está presente. Bem antes de vencer as vacinas, a gente faz essa convocação a partir das listas de espera. 

A gente liga e avisa que tem dose remanescente e perguntamos se a pessoa tem interesse e damos o prazo de 15 minutos para que ela chegue até a UBS, por isso é importante se cadastrar em postos próximos de onde você mora ou trabalha."

Como eu sei qual é a unidade que posso me cadastrar?
"A unidade responsável pelo atendimento pode ser consultada através do site Busca Saúde, para quem vive em São Paulo, por exemplo.  A partir do endereço, o site indica qual é a mais próxima e a responsável pela região em que você está."

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS