COTIDIANO / Sábado, 23 Outubro 2021 17:24

Projeto da Unicef oferece formação profissional para jovens negros

Iniciativa visa o preparo para o acesso ao mercado de trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Unsplash

Imagem de reprodução. Na foto, um jovem negro estudando, representando um dos jovens que podem se inscrever no projeto 'Um Milhão de Oportunidades'
Introdução:

Iniciativa visa o preparo para o acesso ao mercado de trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Unsplash

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oferece vagas de emprego e formação para jovens através da iniciativa ‘Um Milhão de Oportunidades’, projeto em parceria com empresas, sociedade civil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A iniciativa é voltada para a qualificação de mais de 48 milhões de jovens de 14 a 24 anos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade - como negros, índigenas, adolescentes e  moradores de periferias e áreas rurais, além de pessoas com deficiência. A expectativa é de que nos próximos dois anos sejam gerados um milhão de oportunidades nos quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.

“Nós temos a responsabilidade, não só como empresas, mas também como cidadãos, de oferecer apoio para auxiliar o desenvolvimento integrado da juventude. Devemos cuidar, incentivar e apoiar o ensino de todos os jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, pois neles creditamos a esperança de um Brasil mais justo e igualitário. Temos que trabalhar para garantir mais oportunidades para todos”, afirma Juliana Azevedo, CEO da P&G Brasil.

A iniciativa "Um Milhão de Oportunidades" conta com uma plataforma digital para auxiliar adolescentes e jovens na busca de informações acessíveis e de qualidade sobre oportunidades e formação para o mundo do trabalho, incluindo informações desagregadas por regiões. Todas as oportunidades podem ser acessadas no site e no aplicativo.

A iniciativa também visa pessoas LGBTQIA+, vítimas de trabalho infantil, adolescentes e jovens mães, jovens migrantes, e meninas no mercado de Ciência, Tecnologia, Engenharia e afins. De acordo com o projeto, mais de 14 mil vagas já foram geradas e 3.468 oportunidades estão abertas e podem ser conferidas no no site oficial.

Leia também: Desemprego, o fantasma que apavora os jovens

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg