COTIDIANO / Domingo, 15 Agosto 2021 15:04

“Santa Melanina”: podcast foca em vivências de personalidades negras

Produzido e apresentado pela jornalista negra e especialista em Relações Étnicas Raciais, Silvana Inácio, o programa surge com o propósito abrir espaço para o debate racial sem melindres e dando voz a quem lhe é de direito

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, fotos de entrevistados negros durante o primeiro ano do podcast Santa Melanina
Introdução:

Produzido e apresentado pela jornalista negra e especialista em Relações Étnicas Raciais, Silvana Inácio, o programa surge com o propósito abrir espaço para o debate racial sem melindres e dando voz a quem lhe é de direito

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Melanina para a ciência é a proteína que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Para os negros, ela representa uma identidade e representatividade ímpares da raça. Desta premissa surge o podcast "Santa Melanina".

A oralidade é marca registrada da comunicação dos negros, desde a ancestralidade. Há séculos, os griôs - contadores de história, guardiões da palavra - reuniam pessoas, na África, para transmitir cultura, contar histórias ou até mesmo ensinar músicas. Por isso, nada mais natural do que um podcast com personalidades negras, contando suas vivências e trocando experiências de maneira informal.

A diversidade e a inclusão são pautas de inúmeras discussões necessárias para o Brasil e para o mundo como agentes transformadores da sociedade. Mas para isso é preciso ouvir e conhecer histórias dessas pessoas e essa é a missão do Santa Melanina. 

O Santa Melanina vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras, e está disponível em todas as plataformas de streaming.

Ao longo de um ano, o Santa Melanina já coleciona entrevistas com grandes referências como: Rodrigo França; Teresa Cristina; Aline Chermoula; Margareth Menezes; Preto Zezé; Ana Minuto; Hélio de Lã Pena; Benedita da Silva; Silvio Humberto; Deise Benedito; Adriana Vasconcelos; Leci Brandão; Licinio Januário; Monica Santana, Dona Jacira, entre nomes.

O programa nasceu da necessidade de ouvir a opinião de pessoas negras, além de abordar temas que afetem diretamente esta comunidade. São pouquíssimos os veículos de comunicação no Brasil que abrem espaços para falar de assuntos que interessam aos afrodescendentes. Nos Estados Unidos, são inúmeros os jornais, revistas e canais de televisão dirigidos para negros e por negros.

“A cada entrevista que faço me sinto mais potente e acredito que os ouvintes do programa, também. Escutar Benedita da Silva contar da sua infância, de todas as dificuldades que enfrentou, foi emocionante. Durante a entrevista que fiz com Teresa Cristina ela cantou e falou da importância de Candeia para a Música Popular Brasileira e para a sua vida. O Santa Melanina Podcast é um lugar de troca, inspiração e muito aprendizado e aberto a todos”, arremata Silvana. 

O santa Melanina é um Podcast do selo NinjaCast, da Mídia Ninja.

Confira também

Mulheres negras lideram podcasts sobre diversos assuntos; conheça sete

Doze podcasts feitos por comunicadores negros para você conhecer

 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

rashidfala.jpg
insdefesa.jpg
devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg