COTIDIANO / Terça, 13 Julho 2021 11:03

Prouni aceita inscrições para bolsas em universidades privadas até 16 de julho

O programa oferece mais de 130 mil oportunidades em mais de 10 mil cursos pertencentes a 952 instituições de ensino; veja requisitos para participar

Texto: Redação | Imagem: Agência Brasil

Estudante negro sentado em sala de aula
Introdução:

O programa oferece mais de 130 mil oportunidades em mais de 10 mil cursos pertencentes a 952 instituições de ensino; veja requisitos para participar

Texto: Redação | Imagem: Agência Brasil

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abre inscrições para bolsas de estudo parciais e integrais em universidades particulares nesta terça-feira (13), e o prazo encerra na sexta-feira (16), às 23h59. Ao todo, o Prouni concede 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, disponíveis em mais de 10 mil cursos de 952 instituições de ensino.

O resultado da primeira chamada sai no dia 20 de julho, devendo o candidato pré-aprovado comprovar as informações até o dia 28. Para concorrer às bolsas é necessário se inscrever pelo site do Prouni, local em que o candidato escolhe até duas opções de curso, instituição e turno desejado. A nota de corte é atualizada todos os dias durante o período de inscrição. É possível ainda alterar as opções escolhidas levando em consideração a chance de ser aprovado.

Requisitos

É exigência do Prouni que os candidatos tenham alcançado ao menos 450 pontos no mais recente Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que tenham pontuação na redação maior do que zero. Além disso, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou ter sido bolsista integral caso tenha estudado em alguma escola particular. Pessoas com deficiências físicas também podem se inscrever, bem como professores da rede pública de educação básica. Exceto os docentes, os demais candidatos não podem participar se tiverem alguma outra graduação.

Leia também: ‘Com nota mais alta do vestibular, quilombola é aprovado em Medicina na Bahia’

Para bolsas integrais, o Prouni exige renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo por pessoa; já para bolsas parciais de 50%, é solicitada renda de 1,5 a 3 salários mínimos por membro da família. 

A segunda chamada acontece no dia 3 de agosto e sua comprovação fica disponível até o dia 11 do mês. Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 17 e 18 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta no dia 20 do mês. 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg