COTIDIANO / Sábado, 17 Abril 2021 16:01

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré

Iniciativa do cursinho pré-vestibular Unifavela é uma homenagem à escritora de 'Quarto de Despejo' e oferece bolsas de duzentos reais

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré
Introdução:

Iniciativa do cursinho pré-vestibular Unifavela é uma homenagem à escritora de 'Quarto de Despejo' e oferece bolsas de duzentos reais

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

A Unifavela, cursinho pré-vestibular gratuito que atua no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, lança, em abril, a bolsa Carolina Maria de Jesus. O auxílio vai beneficiar estudantes com R$ 200, na tentativa de diminuir a evasão. O nome da bolsa é uma homenagem à escritora de "Quarto de Despejo", negra e favelada, que se tornou uma das autoras mais relevantes do país. O cursinho é feito por estudantes que residem em favelas do Complexo.

A iniciativa surgiu depois de 80% dos alunos da Uni optarem pela saída da turma em razão da pandemia de Covid-19. Como as aulas passaram a ser em formato à distância, nem todos têm condições de custear internet e, por consequência, acompanhar com assiduidade os conteúdos.

Uma das alunas beneficiadas será Patrícia Silva, de 43 anos, que reside na favela Amarelinho, Zona Norte carioca. A diarista, que sonha ser professora, é natural do Ceará, de família de analfabetos e agricultores e encontrou na Unifavela a chance de continuar os estudos e nutrir o sonho de ingressar no sistema público de ensino superior.

"São pessoas que querem fazer a diferença, mudar a vida do outro em todos os aspectos. Se todo mundo entrasse em um projeto igual a esse, eu acho que nosso Brasil teria pessoas com menos dificuldades, com mais acesso à educação e com uma vida transformada lá na frente", diz a nordestina sobre o pré-vestibular.

Além de Patrícia, a expectativa é de que pelo menos outros quatro alunos, também já selecionados pela equipe, possam ser contemplados com a bolsa. Em uma das etapas de lançamento do auxílio, o cursinho vai distribuir mais de 70 livros de "Quarto de Despejo" entre moradores da Maré. As obras foram arrecadadas em campanha no Twitter.
O projeto

A Unifavela é um projeto socioeducativo coletivo e transversal, voltado para a troca de saberes, a construção de conhecimentos e apoio pedagógico para estudantes pré-universitários do Complexo de Favelas da Maré. A metodologia educacional de baseia nas premissas de ensino popular e no uso de métodos inovadores de ensino, prevendo uma construção de conhecimento contínua e agregadora para promover a inserção dos moradores da Maré em espaços acadêmicos.

Confitra também:

“Professora, quando eu crescer, quero ser Carolina Maria de Jesus!”

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg