COTIDIANO / Segunda, 27 Setembro 2021 12:51

Polícia Militar de Pernambuco vai usar câmeras acopladas em fardamentos

Ao todo, 187 câmeras ou também chamadas “bodycams” serão distribuídas entre o efetivo; projeto de implementação está em fase experimental e terá início na Região Metropolitana do Recife 

Texto: Redação I Imagem: Divulgação/SDS-PE

Polícia Militar de Pernambuco passará a usar câmeras acopladas em fardamento
Introdução:

Ao todo, 187 câmeras ou também chamadas “bodycams” serão distribuídas entre o efetivo; projeto de implementação está em fase experimental e terá início na Região Metropolitana do Recife 

Texto: Redação I Imagem: Divulgação/SDS-PE

A Polícia Militar de Pernambuco contará com um novo recurso tecnológico durante suas operações. Já implementada em outros estados, a conhecida como “bodycam” ou câmera de corpo passará a integrar o fardamento do efeitvo. Em caráter experimental, 187 câmeras serão distribuídas entre os policiais, começando pela Região Metropolitana do Recife, mais precisamente no 17º Batalhão da PMPE, sediado em Paulista. 

Em resposta à Alma Preta Jornalismo, a Secretaria de Defesa Social conta que o projeto-piloto teve início ainda em 2020, quando profissionais do Estado visitaram unidades que adotaram a ferramenta em cidades como São Paulo e Santa Catarina. Após a visita e maior entendimento sobre o recurso, um projeto foi apresentado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que firmou convênio com Pernambuco. 

“O uso dessas câmeras vem dentro de um contexto de modernização e eficiência da atividade policial, assim como o recém-lançado Boletim Integrado de Defesa Social (Bids), o Alerta Bike, Alerta Celular, o banco de genética forense e a digitalização do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB)”, explica a SDS, em nota. 

A secretaria ainda explica que o projeto está em fase de licitação e, além das câmeras, haverá recursos para incluir estações computadorizadas e baterias sobressalentes. Um edital será lançado para concorrência pública e o valor proveniente do possível convênio totaliza R$ 987.765,45. O Estado afirma que ainda investirá em uma sala de “bodycam” no 17 º Batalhão guardar os equipamentos e armazenar as imagens) e em treinamento do efetivo com a chegada do novo recurso. 

A PM defende que o uso das câmeras de corpo trará mais transparência, recursos para comprovação de ocorrências e segurança para o cidadão e policiais militares em serviço. Em São Paulo, a tecnologia foi adotada em junho. Um mês após a utilização das câmeras, o estado atingiu o menor índice de letalidade da PM em oito anos.

A ação chega nove meses após a publicação do último balanço realizado pela Rede de Observatórios de Segurança, no estudo intitulado “A Cor da Violência Policial: a Bala Não Erra o Alvo”, que revelou: a cada dez pessoas mortas pela polícia em Pernambuco, nove são negras. Diante de um estado com 62% de pessoas negras, a sua maioria, o percentual de mortes decorrentes de intervenção policial chega a casa de 93,1%. 

Sobre a conclusão do processo, que pode ajudar na diminuição dos dados alarmantes, a expectativa da SDS é que o processo de licitação seja concluído até dezembro deste ano e que as câmeras comecem a integrar as operações ainda no início de 2022. 

Leia também: Com polícia mais letal, Bahia inicia testes com câmeras na farda de PMs

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

boletim40.jpg
boogienaipe.jpg
ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg