COTIDIANO / Sexta, 20 Agosto 2021 08:49

"Nossa Gente": podcast conta história de personalidades negras da Bahia

Lista de convidados reúne nomes como a cantora Luedji Luna, o ator Sulivã Bispo e a arquiteta e escritora Joice Berth

Texto: Redação | Foto: Divulgação

Introdução:

Lista de convidados reúne nomes como a cantora Luedji Luna, o ator Sulivã Bispo e a arquiteta e escritora Joice Berth

Texto: Redação | Foto: Divulgação

Ecoar as vozes de personalidades negros e negras da Bahia. Esse é um dos objetivos do podcast "Nossa Gente", que conta a história de artistas, ativistas e profissionais negros atuantes nas mais diversas áreas, seja na música, na literatura ou no âmbito judicial. Os programas são divulgados semanalmente, todas as terças, no Spotify, Deezer e Soundcloud.

Apresentado pelos jornalistas da Band Bahia, Maria Lorena Alves e Felipe Oliveira, o podcast traz como convidados o humorista e ator Sulivã Bispo, conhecido pela irreverente personagem "Mainha"; a cantora Luedji Luna, que fala sobre música, maternidade, ancestralidade e racismo; a arquiteta e escritora referência do feminismo negro, Joice Berth; a chef de cozinha e uma das quituteiras ícones da Bahia, Dadá; entre outros.

Para a jornalista Maria Lorena Alves, o podcast nasceu como uma ferramenta para combater a tentativa de silenciamento do racismo, fortalecer os diálogos e dar visibilidade aos feitos da população negra nos diversos setores.

"O ‘Nossa Gente’ é um espaço necessário. Precisamos ouvir o que os nossos irmãos de pele têm a dizer já que tentam nos silenciar nesse mundo racista e cruel em que vivemos. Quero também ser inspiração para quem nos ouve a nunca desistir dos objetivos", pontua a jornalista.

LORENA FELIPE podcast sitePodcast "Nossa Gente" é apresentado pelos jornalistas Felipe Oliveira e Maria Lorena Alves | Foto: Divulgação

Já o jornalista Felipe Oliveira sente que o espaço também é uma forma de ampliar a representatividade negra. “Eu cresci vendo poucos negros na TV e pouquíssimos sendo entrevistados. Hoje, esse cenário vem mudando e o podcast ‘Nossa Gente’ é uma excelente plataforma para mostrar que o negro não deve ser visto como um ser limitado ou restrito a apenas uma área de atuação. Os depoimentos dos nossos entrevistados inspiram e proporcionam reflexões”, destaca.

Entre os próximos convidados do podcast estão a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, a linguista e escritora Conceição Evaristo e o cantor baiano Márcio Vitor.

Leia também: Doze podcasts feitos por comunicadores negros para você conhecer

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg