COTIDIANO / Quinta, 02 Dezembro 2021 13:21

Um em cada quatro negros teme sofrer racismo no transporte

Meios mais evitados por pessoas negras são ônibus (40%), vans (13%) e metrô (10%); além disso, dos 1.308 entrevistados, 46% disseram que já presenciaram algum ato de racismo dentro de transporte público

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: José Cruz/Agência Brasil

negros temem sofrer racismo no transporte
Introdução:

Meios mais evitados por pessoas negras são ônibus (40%), vans (13%) e metrô (10%); além disso, dos 1.308 entrevistados, 46% disseram que já presenciaram algum ato de racismo dentro de transporte público

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Os meios de transporte são locais de risco potencial de racismo contra pessoas negras, de acordo com os dados da pesquisa para o Guia da Comunidade 99. O estudo ouviu 1.308 usuários e motoristas de aplicativos de transporte de todo o país sobre racismo. Entre os negros, pessoas que se autodeclaram negras ou pardas, 24% disseram que temem ser vítimas de racismo dentro do transporte público.

 O ônibus, segundo a pesquisa, é o meio de transporte mais evitado por conta do risco de sofrer racismo (40% dos entrevistados negros afirmaram isso), em segundo lugar ficam as vans (13%), bem próximo do percentual de negros que evitam usar o metrô (10%).

O objetivo da pesquisa, de acordo com o app 99, é entender como o preconceito racial impacta na mobilidade urbana e nos hábitos de locomoção das pessoas. No geral, entre brancos e negros, 54% dos respondentes afirmaram não ter dúvidas de que a sociedade brasileira é racista, enquanto que para 46% delas “apenas algumas pessoas são racistas”. Curiosamente, a pesquisa indica que apenas 1,5% das pessoas disseram que elas próprias são racistas.

Leia mais: Racismo estrutural: O que significa e como combatê-lo?

“Essa pesquisa reforça a necessidade de continuarmos investindo e atuando no combate ao preconceito, seja promovendo a conscientização através de materiais como o Guia da Comunidade 99 e campanhas educativas, seja aplicando uma política de tolerância zero em casos de discriminação”, pontua Erica Tavares, Gerente Sênior de Experiência do Usuário da 99 e integrante do 99Afro, grupo que promove a diversidade e equidade racial na empresa.

O levantamento aponta que quase metade (46%) de todos os respondentes já presenciou um ato de racismo em ônibus, trem, vans e metrô;  e um em cada cinco negros afirma que já foi vítima de discriminação nesses locais.

Além do racismo no transporte público, a pesquisa também perguntou onde mais a pessoa já havia presenciado alguma situação de preconceito. No geral, 49% já presenciaram racismo em lojas de shoppings e 48% em mercados. Se for analisar a resposta apenas das pessoas negras, o percentual sobre a percepção do racismo aumenta para 61% em lojas de shopping e 57% em mercados.

A pesquisa questionou também sobre qual seria a melhor maneira para se combater o racismo na sociedade. Para 66% dos passageiros e 56% dos motoristas pretos e pardos, o caminho é a educação sobre diversidade nas escolas. Na sequência, 52% dos passageiros e 45% dos motoristas acreditam que investir em campanhas de conscientização é a melhor saída.

“Incentivar a diversidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva é missão de todos”, afirma Erica, da 99Afro.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg