COTIDIANO / Segunda, 19 Julho 2021 12:08

"Mulher com a Palavra" lança programa sobre vivências de mulheres negras e indígenas

Comandado pela jornalista Rita Batista, a quinta edição do programa vai abordar temas que vão passar por afetividade e afrofuturos

Texto: Redação | Foto: Caio Lirio

Introdução:

Comandado pela jornalista Rita Batista, a quinta edição do programa vai abordar temas que vão passar por afetividade e afrofuturos

Texto: Redação | Foto: Caio Lirio

No Julho das Pretas, o projeto "Mulher com a Palavra" estreia, no dia 25 de julho, um programa que busca debater experiências e vivências de mulheres negras e indígenas, com assuntos que vão de afetividades a afrofuturos. Com exibição sempre no último domingo do mês, até o dia 21 de outubro, o quadro vai ao ar às 18h, no canal aberto da TVE Bahia e simultaneamente pelo canal no Youtube do projeto.

Será a quinta edição do programa, criado em 2016, com apresentação da jornalista baiana Rita Batista. Entre as convidadas, nomes como a chefe de cozinha Lili Almeida, a primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sônia Guimarães, a escritora, professora e ativista Eliane Potiguara e a cantora Margareth Menezes, vão promover os diálogos nos encontros que tem como temas: ‘Afetividades’, 'Originárias' e 'Afrofuturos.

No encontro sobre 'Afetividades', as convidadas vão falar sobre o direito e a importância de amar e ser amada, autocuidado, autoestima, solidão, relacionamentos abusivos entre outros. Em 'Originárias', será colocado em pauta temas sobre as trajetórias e as propostas das mulheres indígenas para um mundo melhor. Em ‘Mulheres e Ciência’, as convidadas conversam sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas. Por fim, em 'Afrofuturos', a conversa será pautada no conceito do afrofuturismo e como esse movimento pode provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações.

Confira abaixo a programação completa:

Data: 25 de julho | Tema: Afetividades | Convidadas: Joice Berth e Ana Paula Xongani

Data: 29 de agosto | Tema: Originárias | Convidadas: Eliane Potiguar e Sandra Benites

Data: 26 de setembro | Tema: Mulheres e Ciência | Convidadas: Sônia Guimarães e Carla Akotirene

Data: 21 de outubro | Tema: Afrofuturos | Convidadas: Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara

Leia também: Ocupação Cultural Jeholu lança obra musical ligada a terreiros

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg