COTIDIANO / Quinta, 20 Dezembro 2018 10:10

Livro de contos sobre mortes negras é lançado no Rio de Janeiro

Trabalho de Hamilton Borges dos Santos já foi lançado em São Paulo e Belo Horizonte

Texto / Divulgação
Imagem / Reprodução Facebook

 

O Sindscope (Sindicato dos Servidores do Colégio pedro II), por meio do Grupo de Trabalho de Negras e Negros, lançou no dia 18 de dezembro o livro ‘Salvador, Cidade Túmulo’, do escritor Hamilton Borges dos Santos (walê), no Salão Nobre do campus do CPII, localizado na Rua Marechal Floriano, no centro do Rio de Janeiro. O evento, que integrou o projeto ‘Escola sem Racismo’, contou com leitura de trechos com o autor, debate e apresentação da obra.

O livro, lançado pela editora Reaja, reúne uma série de contos, ácidos e viscerais, que dão voz a pessoas negras de Salvador que não são levadas em conta. Pessoas que são fustigadas pela presença da interrupção da vida, pessoas vítimas das políticas de Estado que gerem a morte preta, sobreviventes do genocídio negro, entre outros personagens.

São várias histórias que trazem o universo das ruas, das drogas, dos terreiros, das mulheres e homens trans. O que liga todas essas pessoas é a presença da morte, a morte que circula, a morte que recria, a morte que ativa uma espécie de querer viver apesar de tudo e contra tudo.

O trabalho já foi lançado em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde volta a ser lançado agora. Recentemente, o autor foi convidado para a Feira Literária de Paraty, onde participou, pela editora Reaja, de debates sobre racismo, necropolítica e genocídio, temas que atravessam o livro.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS