COTIDIANO / Sexta, 26 Fevereiro 2021 15:43

Jovem recifense desponta no mercado para cabelos crespos e cacheados

Oriundo do Vasco da Gama, Zona Norte da capital pernambucana, Allef fez do preconceito contra os cachos da irmã a porta de entrada para o comércio de beleza e estética

Texto: Victor Lacerda / Edição: Lenne Ferreira / Imagem: Divulgação 

Introdução:

Oriundo do Vasco da Gama, Zona Norte da capital pernambucana, Allef fez do preconceito contra os cachos da irmã a porta de entrada para o comércio de beleza e estética

Texto: Victor Lacerda / Edição: Lenne Ferreira / Imagem: Divulgação 

Do Alto do Eucalipto, na comunidade de Vasco da Gama, Allef Gonçalves sempre esteve atento às necessidades de sua família. Vivendo em uma casa de barro quando mais novo, dividia os espaços com outros seis irmãos, sendo cinco mulheres. Foi no dia a dia que ele conseguiu resolver uma questão de autoestima de uma delas e virar a chave para o caminho do empreendedorismo. Aos 27 anos, hoje, o jovem recifense é dono de um salão e acaba de lançar uma linha de cosméticos dedicada aos cabelos crespos e cacheados. 

Em entrevista para a Alma Preta Jornalismo, Allef relatou que o início da sua trajetória se deu após um fato ocorrido com a irmã, que, na adolescência, sofreu um “corte químico”, reação que acontece quando os fios não suportam o efeito das substâncias presentes em produtos de alisamento e se fragilizam, podendo ocasionar até perda total do cabelo. Atingindo diretamente a autoestima, o processo levou Allef a procurar entender melhor os cuidados com fibras cacheadas, na tentativa de ajudar a irmã, que era vítima de preconceito e ridicularização na rua.

“Naquela época, era muito difícil a aceitação do cabelo crespo e cacheado. Naquele momento, só estava concentrado em ajudar a minha irmã, sem nem pensar em fazer o meu próprio negócio. Levei ela para fazer ‘boxbraids’. Lá, entendi o benefício de um penteado como aquele pode ter, de proteger os fios danificados, por exemplo. Por ser algo novo na época, minha irmã resistiu, mas falei que, mesmo que ela tirasse dias depois, mesmo assim eu pagaria só para ver o resultado”, relembra Allef.

oie 81CcsVpZAmWpPollyanne, irmã de Aleff, também foi inspiração para o negócio do empreededor e atua no Salão que ele fundou há 5 anos

A busca por esse novo mundo de penteados e cuidados específicos não parou. Ainda estudante de comunicação, uniu sua fome de aprendizado e de ouvir histórias, para colocar em prática pesquisas com as próprias familiares sobre o que elas sentiam falta no mercado de cosméticos para cabelos. Esse processo de observação deu origem ao conceito que queria ao montar seu negócio. O principal objetivo de Aleff era  o de não ser um espaço apenas para realização de penteados, mas, sim, de cuidados gerais, desde a qualidade da fibra, até o tipo de técnica estética usada em cada cabelo. Foi assim que nasceu o Salão Maria Cacheada.

Funcionando há mais de cinco anos, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o espaço se tornou um exemplo de empreendimento negro baseado nos valores e necessidades de uma família periférica. Allef afirma ter começado apenas com um espelho quebrado e uma cadeira de salão de segunda mão comprada pela internet. Hoje, a empresa reúne 17,3 mil seguidores nas redes sociais e uma agenda apertada aos cuidados de Anna Karyna, 21, Pollyanne Thaís, 23, e Allyne Laís, 22, irmãs do empresário.  

“Posso dizer que me sinto realizado. Fazendo um panorama de desde quando comecei até aqui, visualizo o desenvolvimento através das minhas irmãs novamente. Agora, elas estão qualificadas na área e estendem seu conhecimento nas faculdades que seguem. Tenho uma irmã estudando administração, outra, estética, sabe? Elas, que começaram de favor acreditando no potencial da marca, atualmente, podem contar com salário fixo e até comissão. Fico feliz como e onde chegamos”, pontua Allef. 

Com os frutos colhidos através do Maria Cacheada, o jovem afirma ter conseguido realizar o sonho de se casar, construir sua própria casa do zero e trazer renda mensal para ajudar nas necessidades de sua mãe, Ana Lúcia Gonçalves, que, aos 44 anos, cursa Pedagogia. 

Com estudos voltados não só para a Comunicação e Marketing da empresa, como também em Gestão Empresarial, Allef conta que a visão do seu salão é estender o seu conceito direto para a casa das clientes. Essa projeção estimulou a criação de seu mais novo empreendimento: a linhda Desenrolada. Entre os produtos que fazem parte da linha,  cosméticos para cuidados específicos com o cabelo crespo, entre eles shampoo, máscara para hidratação, ‘leave in’ e mix de óleos para proteção das madeixas. 

Em ação de ativação da sua nova empreitada, uma live será feita amanhã (27), às 16h30, no perfil do Salão Maria Cacheada no Instagram, para mais detalhes sobre a novidade da família afroempreendedora. O lançamento simboliza um grande feito num mercado que é dominado por grandes marcas internacionais, que começam a se aproximar do público crespo.

Questionado sobre suas expectativas de mercado no Recife e os próximos passos afroempreendedores, Allef revela: “Seguimos construindo juntos. Eu e minhas irmãs. Em breve, teremos uma loja no centro da cidade para vendermos nossas próprias fibras capilares, nossa linha de cosméticos, dar cursos para pluralizar e fortalecer o mercado, já que acreditamos que há espaço para todos e, por fim, oferecer vagas de emprego para outras pessoas”, finaliza. 

 

 

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg