COTIDIANO / Segunda, 30 Agosto 2021 17:14

Família negra é abordada por segurança ao tentar comprar carro

Psicóloga estava com o marido e o irmão em uma loja da Kavak Brasil, no Shopping Morumbi, quando foram abordados diversas vezes por consultores e pelo segurança: "o que estão fazendo aqui?"

Texto: Letícia Fialho | Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Reprodução 

 

 

 

Loja de carros
Introdução:

Psicóloga estava com o marido e o irmão em uma loja da Kavak Brasil, no Shopping Morumbi, quando foram abordados diversas vezes por consultores e pelo segurança: "o que estão fazendo aqui?"

Texto: Letícia Fialho | Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Reprodução 

 

 

 

No último sábado (28), uma família foi vítima de uma abordagem racista em uma loja da empresa Kavak, no Shopping Morumbi, quando tentavam comprar um automóvel. A psicóloga negra estava acompanhada do marido e do irmão, em visita pré-agendada à concessionária, quando um consultor de vendas perguntou de forma taxativa, mais de uma vez, se estavam ali para inspeção veicular.

“Meu marido falou que estávamos ali para comprar o carro e novamente o consultor questionou se não fazíamos parte da inspeção. Foi muito constrangedor por estarmos ali para comprar um carro e mesmo assim, olhando para nós, o consultor não quis nem nos escutar. Enquanto víamos os carros, um outro vendedor nos abordou perguntando o que fazíamos ali, mesmo a loja sendo de autoatendimento”, relata a psicóloga que compartilhou o caso em sua conta do Twitter.

A situação se agravou quando o irmão de psicóloga foi levado para um canto pelo segurança da loja, que questionou o que ele fazia ali sem nenhum vendedor por perto. 

"Quando falamos sobre o ocorrido na recepção, a recepcionista tentou nos silenciar dizendo que não era bem assim, ao invés de acolher e reconhecer o erro na atitude dos funcionários. Ficamos extremamente decepcionados. Espero que a Kavak Brasil tome uma atitude em relação a isso", completa a vítima em uma publicação no site Reclame Aqui

A Alma Preta Jornalismo entrou contatou com as vítimas, que não se sentiram confortáveis em conceder entrevista por ainda estarem fragilizadas com o ocorrido.  

A Kavak é uma startup mexicana especializada em compra e venda de veículos automotivos. Seu lançamento no Brasil aconteceu em 2020, quando a empresa, que atualmente vale US$4 bilhões de dólares, ingressou no mercado para facilitar a prestação de serviço neste ramo para os brasileiros. 

Posicionamento da empresa

Em nota, a startup admitiu o ocorrido e fez a seguinte declaração: “A Kavak é totalmente contrária a qualquer forma de discriminação ou preconceito. Bem como lamenta o ocorrido profundamente, já se desculpou com a cliente e sua família, e reforça que está tomando as medidas necessárias internamente para evitar que isso aconteça novamente. A empresa preza pela melhor experiência durante toda a jornada de compra ou venda (inspeção do automóvel) e está sempre preparando o time para receber e atender todos os clientes com respeito e empatia”.

Leia também: Após quatro meses da denúncia sobre comentarista política, CNN afirma que ‘não houve racismo’

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg