COTIDIANO / Sexta, 07 Mai 2021 15:46

Entenda por que chacinas como a do Jacarezinho não acabam com o tráfico de drogas

Massacres orquestrados por policiais do Rio de Janeiro são vinculadas a interesses políticos dos milicianos

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Mauro Pimentel

Imagem mostra piso de casa que foi invadida por policiais. Há um porta-retrato no chão com a foto de uma criança, uma toalha pequena e muito sangue.
Introdução:

Massacres orquestrados por policiais do Rio de Janeiro são vinculadas a interesses políticos dos milicianos

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Mauro Pimentel

A repercussão da morte de 25 pessoas na Chacina do Jacarezinho, favela localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, levanta mais uma vez a dúvida sobre a eficiência das ações policiais, que há anos ocorrem sob a justificativa de combate às drogas.

“A polícia do Rio não responde a ninguém. Vive na sua autonomia e de acordo com os seus interesses. No Jacarezinho e no complexo do Roseiral, em Belford Roxo, onde morreram mais de 20 pessoas desde janeiro, as operações da polícia são contra uma facção específica que é o Comando Vermelho”, diz o sociólogo José Cláudio Souza Alves, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Segundo o professor, os ataques aos territórios do Comando Vermelho, que são marcados por muitas mortes de pessoas negras e pobres, sem ligação com o crime, têm um interesse que não é o combate ao tráfico de drogas.

“O objetivo é afetar o Comando Vermelho para instalação de novos projetos do crime organizado nessas áreas. Tanto no Jacarezinho como no Roseiral, o interesse é implantar a milícia, que é um grupo criminoso vinculado, diretamente, com a estrutura do Estado, organizado por servidores, que tem mais de 57% dos territórios do Rio sob controle armado. Jacarezinho é um novo território deles”, explica Alves, que destaca ainda o interesse no controle eleitoral da população como na expansão de novos negócios.

Leia também: ‘Eu tô pouco preocupado. A ação da polícia vai continuar’, diz delegado sobre Chacina do Jacarezinho

Aliança com milicianos

Especificamente sobre a chacina do Jacarezinho, o sociólogo acredita que pode haver uma tomada de poder do Terceiro Comando Puro, que é uma facção que também opera o tráfico de drogas, mas faz alianças com milicianos. “Em todos os territórios onde a milícia entra, o Terceiro Comando faz a negociação para vender drogas, pagando o ‘arrego’ para os milicianos. Coisa que o Comando Vermelho não se subordina”, analisa Alves.

O advogado Joel Costa, do IDPN (Instituto de Defesa da População Negra), esteve no Jacarezinho para acompanhar os desdobramentos da chacina, ocorrida na manhã da quinta-feira (6). “Houve execuções e invasões de casa. Um menino morreu sentado no sofá. Ele não estava trocando tiros com ninguém. Será que depois dessas 25 mortes vai acabar com o tráfico de drogas nas vielas do Jacarezinho? Eu acho que não”, avalia.

Também presente na vistoria, o advogado Djefferson Amadeus, do IDPN, conversou com moradores que estavam no Jacarezinho durante a operação da polícia. “Há pessoas que dormiram com uma granada prestes a explodir no telhado. Segundo relatos, granada jogada do helicóptero. Helicóptero que foi proibido de ser utilizado como plataforma de tiro em operações policiais na ADPF das Favelas”, lembra.

Leia também: PSOL cobra rigorosa investigação sobre chacina no Jacarezinho

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg