Clube pernambucano homenageia primeiro jogador negro em novo uniforme
Nova camisa do Santa Cruz Futebol Clube carrega uma homenagem à Teófilo de Batista Carvalho, o “Lacraia”, o primeiro negro a atuar oficialmente em um time de futebol de Pernambuco
Texto: Redação I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Reprodução/Twitter

- Introdução:
Nova camisa do Santa Cruz Futebol Clube carrega uma homenagem à Teófilo de Batista Carvalho, o “Lacraia”, o primeiro negro a atuar oficialmente em um time de futebol de Pernambuco
Texto: Redação I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Reprodução/Twitter
Como ação conjunta ao Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial, último 3 de julho, o Santa Cruz Futebol Clube decidiu homenagearo primeiro negro a atuar em times de futebol de Pernambuco. Teófilo de Batista Carvalho, mais conhecido como Lacraia, agora faz parte da camisa da temporada 2021 do time, nas cores preta e dourado.
O futebolista homenageado também foi um dos fundadores do time. Uma curiosidade é, que, devido à sua contribuição para a história do esporte local, o escudo do time, além das cores branco e vermelho, carrega a cor preta.
A novidade que integra o uniforme é resultado de um projeto de marketing desenvolvido pelo Santa Cruz e intitulado “Operação Ecdise”. Como regulamento da ação, possíveis modelos do nova camisa foram apresentadas a uma comissão composta por membros do clube e colocados em votação final dos sócios.
“Somos o Clube de Lacraia, primeiro negro a atuar no futebol pernambucano. Somos o Clube do Povo. Condenamos a Discriminação Racial”, declara o clube.
Leia também: Primeira lei de combate ao racismo completa 70 anos
Durante o lançamento, o clube celebrou a novidade e se mostrou contra a qualquer tipo de violência de caráter racial. A posição foi dada em nota veiculada nas redes sociais. “Somos o Clube de Lacraia, primeiro negro a atuar no futebol pernambucano. Somos o Clube do Povo. Condenamos a Discriminação Racial”, declarou.
A ação foi bem vista pelos internautas e gerou comoção dos torcedores para mais homenagens ao ex-jogador. “O nome do centro de treinamento deveria levar o nome dele”, sugeriu um seguidor.
Informações como quando e por quanto a nova camisa será vendida aos tricolores ainda não foram repassadas pelo time.
Leia também: Olinda aprova Estatuto de Igualdade Étnico Racial
Apoie jornalismo preto e livre! O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade. |