COTIDIANO / Segunda, 09 Agosto 2021 19:41

Caso Borba Gato: juíza determina prisão preventiva de novo manifestante

Danilo Oliveira, também apontado como responsável por atear fogo na estátua do bandeirante escravocrata, se apresentou à Polícia Civil nesta segunda-feira (9) após ter prisão preventiva decretada; para advogado, não é papel da juíza falar em “arrependimento”

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Pedro Borges

Estátua de Borba Gato em chamas
Introdução:

Danilo Oliveira, também apontado como responsável por atear fogo na estátua do bandeirante escravocrata, se apresentou à Polícia Civil nesta segunda-feira (9) após ter prisão preventiva decretada; para advogado, não é papel da juíza falar em “arrependimento”

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Pedro Borges

A Polícia Civil ouviu no final da tarde desta segunda-feira (9) o depoimento do ativista Danilo Silva de Oliveira, conhecido como Biu, de 36 anos, que participou do protesto do dia 24 de julho, quando a estátua em homenagem ao bandeirante escravocrata Borba Gato, no bairro de Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo, foi incendiada.

“É uma demonstração de como a justiça brasileira funciona quando você não e branco. Ontem um pai de família teve que ficar de cueca em um supermercado para mostrar que não roubou nada. Uma mulher também matou um entregador de aplicativo, pagou fiança e saiu pela porta da frente, enquanto temos que pagar por um ato simbólico”, declarou Danilo, na entrada do 11º Distrito Policial.

A juíza Gabriela Bertoli decretou a prisão preventiva de Danilo na sexta-feira (7). Bertoli, que já defendeu o governador João Doria (PSDB), também foi responsável pela prisão preventiva de Paulo Lima, o Galo, que já estava preso temporariamente desde 28 de julho após se dirigir à delegacia para prestar depoimento e colaborar com as investigações.

“Danilo se apresenta hoje à Polícia porque o objetivo dele é colaborar com a justiça, assim como Galo também o fez. Nenhum deles tem o objetivo de obstruir qualquer ato judicial. O que ocorre é claramente uma perseguição e amanhã também faremos o pedido de habeas corpus dele”, explicou o advogado Jacob Filho.

Na justificativa para a prisão preventiva a juíza Gabriela Bertoli disse que o ativista “não havia se arrependido do ato”. Para Filho, a ação dela foi “ilegal” e “não cabe ao juíz falar em arrependimento”.

“É óbvio que eles [Danilo e Paulo] não se arrependem, pois queriam propor um debate público. Não é o papel dela. A decisão dela é ilegal em todos os apectos”, respondeu o advogado ao ser questioando pela reportagem da Alma Preta Jornalismo se o argumento da juíza não se tratava de um pré-julgameno.

Danilo e Paulo Galo são acusados de incêndio, dano, associação criminosa e adulteração de veículo, pois foi feita uma descaracterização da placa do caminhão alugado para transportar os pneus que foram usados para incendiar a estátua de cerca de 13 metros de altura e 20 toneladas.

Leia outras matérias sobre o caso Borba Gato:

Após STJ determinar fim de prisão temporária de Paulo Galo, delegado pede prisão preventiva

Fogo na estátua de Borba Gato reacende debate sobre manutenção de monumentos racistas

"Manifestante não pode ser criminalizado por contestar a história”, afirma advogado do Paulo Galo

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg