COTIDIANO / Quinta, 18 Fevereiro 2021 11:35

Câmara de São Paulo retira foto de representantes de mandatos coletivos

Na galeria oficial, as fotografias do Quilombo Periférico e da Bancada Feministas foram substituídas na semana passada, o que levantou questionamentos sobre distinção de tratamento entre candidatos candidatos eleitos individualmente e em mandatos coletivos 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Câmara de Vereadores São Paulo

Introdução:

Na galeria oficial, as fotografias do Quilombo Periférico e da Bancada Feministas foram substituídas na semana passada, o que levantou questionamentos sobre distinção de tratamento entre candidatos candidatos eleitos individualmente e em mandatos coletivos 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Câmara de Vereadores São Paulo

Nas últimas eleiições, os paulistanos elegeram os representantes do povo na Câmara dos Vereadores na 18ª legislatura. Pela primeira vez na história da maior cidade do país, os eleitores também optaram pela representação em mandatos coletivos. Ao todo, cerca de 68,7 mil paulistanos votaram no Quilombo Periférico e na Bancada Feminista, os dois coletivos se apresentaram na campanha e na defesa de proposta relevantes, especialmente, para a população preta LGBTQI+. As fotos dos mandatos coletivos, que desde o início de janeiro constava no portal da Câmara, foram retiradas na última semana.

A decisão foi da mesa diretora, na última sexta-feira  (12), qundo a galeria foi atualizada e as fotografias substituídas. No lugar do Quilombo Periférico, aparece a imagem da Elaine Quilombo Periférico (PSOL). A imagem das candidatas que compõem a Bancada Feminista foi substituída pela imagem única da Silvia da Bancada Feminista (PSOL).

A mesa diretora da Câmara que decidiu pela alteração é formada pelo presidente da Casa, Milton Leite (DEM), pela vereadora Rute Costa (PSDB) e o vereador Atílio Francisco (Republicanos). Os dois secretários da mesa são a vereadora Juliana Cardoso (PT) e o vereador Fernando Holiday (Patriotas).

“A cada momento surgem novos ataques para que a gente se burocratize. Querem barrar a nossa força coletiva. O mandato coletivo traz a oportunidade de trazer transparência pública de como funciona o mandato”, disse Alex Barcellos, um dos seis integrantes do Quilombo Periférico.

Não é a primeira vez que, em menos de dois meses de legislatura, a Câmara faz distinção entre os representantes eleitos individualmente e em mandatos coletivos. Na ocasião em que Samara Sosthenes (também do Quilombo Periférico) foi vítima de um atentado a tiro de arma de fogo na frente de casa, a Câmara dos Vereadores não se mobilizou para garantir a escolta de proteção.

O Quilombo Periférico é composto por Elaine Mineiro, Alex Barcellos, Débora Dias, Júlio Cesar, Erick Ovelha e Samara Sosthenes. Já a Bancada Feminista foi eleita com a seguinte formação: Silvia Ferraro, Paula Nunes, Carolina Iara, Dafne Sena e Natalia Chaves.

A Alma Preta entrou em contato com a Câmara dos Vereadores questionando o motivo para a alteração das fotografias na galeria oficial dos vereadores. Não houve resposta. Aos parlamentares dos mandatos coletivos, a direção da Câmara disse que a fotografia deveria ser apenas do nome que foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidato.

antiga

nova

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg