COTIDIANO / Domingo, 29 Agosto 2021 16:18

Busca por imagens de pessoas negras em banco de fotos cresceu 75% em relação a 2020

De acordo com pesquisa feita pelo banco de fotos iStock, os brasileiros estão em busca de campanhas publicitárias que trazem pessoas negras e preferem empresas que apoiem a diversidade

Texto: Redação | Imagem: Reprodução

Imagem de reprodução. Na foto, uma empresária preta, representando o aumento de busca por pessoas negras em banco de fotos
Introdução:

De acordo com pesquisa feita pelo banco de fotos iStock, os brasileiros estão em busca de campanhas publicitárias que trazem pessoas negras e preferem empresas que apoiem a diversidade

Texto: Redação | Imagem: Reprodução

Os negros no Brasil representam mais da metade do país. Na verdade, eles são a maior população de descendentes de africanos fora da África. No entanto, a sociedade brasileira é retratada como quase inteiramente branca no cinema, na televisão e na publicidade. Além disso, a comunidade negra está sub-representada em cargos de liderança, como executivos de grandes empresas, diretores de universidades ou mesmo congressistas.
Esse racismo estrutural que prevalece há anos continua a gerar preconceito, violência e graves desigualdades no trabalho e na educação. Ainda assim, de acordo com a pesquisa da Visual GPS, os consumidores brasileiros apresentam o maior índice global de aceitação trabalhando em prol do anti-racismo e da justiça social, e a maioria deles está disposta a contestar ativamente a discriminação.
Isso indica que há uma lacuna entre os desejos dos consumidores por igualdade social e a persistência de desigualdades raciais sistêmicas. Isso evidencia que os brasileiros estariam abertos a uma mudança em sua percepção social no sentido de ampliar o espectro representacional.
De acordo com a pesquisa Visual GPS da iStock, os brasileiros estão em busca de campanhas e imagens publicitárias que trazem pessoas negras e preferem empresas que apoiem a diversidade e utilizem essa publicidade mais ampla. Confira mais detalhes abaixo.

  • Alto comprometimento em trabalhar para a mudança social e boa percepção sobre marcas que fomentam causas sociais
    • 90% dos consumidores brasileiros concordam com a afirmação “Não basta ser anti-racista; devem também trabalhar ativamente em prol da justiça social ”.

    • 72% dos consumidores brasileiros declaram concordar com a afirmação: “Tenho o compromisso de contestar ativamente a discriminação e o preconceito sempre e onde quer que eu a perceba”.

    • 77% dos consumidores brasileiros preferem comprar marcas que apoiem as questões sociais.

  • Apropriação cultural: a auto identificação com a etnia negra é algo de maior orgulho entre as gerações mais jovens.

    • 10% dos brasileiros pesquisados se identificam como de etnia negra, enquanto entre a Geração Z exclusivamente esse número aumenta para 30%

Quando o assunto são buscas de imagens, em um ano, a iStock notou um aumento bastante significativo quando o assunto é a comunidade negra. Confira abaixo.

iStock no Brasil (Jan-Jun 2021 vs Jan-Jun 2020):

  • A palavra chave Pessoas Negras teve um aumento de 75%
  • A palavra chave Homem Negro teve um aumento de 82%
  • A palavra chave Mulher de Negócios Negra teve um aumento de 278%
  • A palavra chave Mulher negra em um computador teve um aumento de 791%

A intenção de diversificar o espectro de representação nos locais de trabalho parece estar em curso, por conta disso, outros aumentos que também demonstram bastante essa mudança podem ser vistos abaixo:

  • Black Lives Matter teve um aumento de 116%
  • Médico Negro teve um aumento de 81%
  • Mulheres Negras teve um aumento de 71%
  • Consciência Negra teve um aumento de 93%

Confira também: Black Archives fecha parceria com Getty Images e faz curadoria de imagens raras da história negra

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

boletim40.jpg
boogienaipe.jpg
ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg