AGENDA / Quarta, 29 Setembro 2021 15:35

Yoga: ferramenta de autocuidado também para a população negra

A atividade física ameniza os efeitos do estresse, ansiedade e dores corporais; saiba mais de encontro que acontece neste domingo (3)

Texto: Redação | Imagem: Reprodução/Afrokut

Introdução:

A atividade física ameniza os efeitos do estresse, ansiedade e dores corporais; saiba mais de encontro que acontece neste domingo (3)

Texto: Redação | Imagem: Reprodução/Afrokut

O Yoga é uma atividade física que tem como objetivo trabalhar corpo e mente de forma conectada, com exercícios que auxiliam em diversos aspectos da vida. A atividade ameniza estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e disposição. Não há contraindicações quanto à idade ou gênero para a prática.

Quem é adepto do Yoga consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo. O resultado disso é a harmonia em todo o organismo, além do equilíbrio físico e mental, em especial, para a população negra, que é submetida a diversas situações de estresse diariamente. Em Sakhu, psicologia africana, já existem estudos que comprovam os efeitos psicológicos negativos do racismo, e a Yoga é considerada uma das ferramentas para equilibrar os danos causados pela discriminação. 

Apesar de ser uma atividade física originalmente indiana, de acordo com informações da Revista Trip, existe uma relação entre o Yoga e o povo preto. Com posturas diferentes das indianas, registradas nas pirâmides do Egito Antigo, chamadas de Kemec, surge a prática kemética, voltada também a fortalecer a identidade negra e conectá-la com sua história e ancestralidade. 

Posturas de Yoga Kemética, oriundas do Egito Antigo | Créditos: Reprodução/AfrokutPosturas de Yoga Kemética, oriundas do Egito Antigo | Créditos: Reprodução/Afrokut

O Ministério da Saúde incluiu Yoga e meditação como parte das Práticas Complementares de Saúde (PICS), uma vez que as pesquisas apontam que estas práticas fortalecem o sistema imunológico, restauram o equilíbrio psicoemocional e são associadas a terapias para combater o estresse, depressão e traumas, principalmente na população negra, que apresenta índice de suicídio 45% maior entre os adolescentes, segundo a pasta.

Onde praticar

Neste domingo (3), acontece o evento Yogaterapia + Mindfullness + Alimentação Saudável - Day Use no Sítio, das 9h às 17h. A atividade será realizada em Mogi das Cruzes (SP) e conta com programação voltada para o Yoga, Mindfulness, Body scan & Fotografia com Atenção Plena.

Leia também: ‘Oficina apresenta danças do oeste africano em Olinda’

O sítio, local escolhido para o evento em que o Yoga será o protagonista, se chama Casa Gardênia. O espaço tem infraestrutura de lazer com trilhas, cachoeiras e área verde, além de um lago interno. Os organizadores do evento estão disponíveis via contato telefônico para outras informações.

Serviço

Yogaterapia + Mindfullness + Alimentação Saudável - Day Use no Sítio

Data: 3 de setembro (domingo)

Local: Casa Gardênia (Estrada do Jatobá/Estrada da Moralgia, 110. Mogi das Cruzes/SP)

Horário: das 9h às 17h

Investimento: de R$ 200 a R$ 230, incluindo café da manhã e almoço

Contato: (11) 98226-1305 (Fábio Guedes) ou (11) 98088-1917 (Mônica Santana)

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

ileaiyeemsalvador.jpg
juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg