AGENDA / Quarta, 25 Agosto 2021 16:07

Simpósio de psicologia negra traz 16 painéis com temas voltados à negritude

Evento foi criado por um coletivo após a USP realizar uma 'Semana da Psicologia' sem a participação de nenhum profissional negro; transmissões ao vivo acontecem até o dia 27 de agosto 

Texto: Redação I Imagem: Reprodução/ANAN

simposio online discute racismo na psicologia
Introdução:

Evento foi criado por um coletivo após a USP realizar uma 'Semana da Psicologia' sem a participação de nenhum profissional negro; transmissões ao vivo acontecem até o dia 27 de agosto 

Texto: Redação I Imagem: Reprodução/ANAN

O primeiro Simpósio da Psicologia Preta reúne durante três dias 15 palestrantes negros em 16 painéis sobre psicologia e questões raciais, com transmissões ao vivo para inscritos até às 21h de 27 de agosto.

A agenda de palestras do evento de psicologia negra vai abordar: a mulher negra e suas transições (com Elisabete Santos), psicologia e relações raciais (com Kwane Yonatan), decolonizando a psicologia (com Eliane Monteiro), a importância da psicologia na eliminação do racismo (com Ivani Francisco de Oliveira) e antirracismo para psicólogos e psicólogas (com Bruno Reis).

A ideia do simpósio, realizado pelo Clã Negritude, de reunir em um evento profissionais negros e de alto conhecimento técnico surgiu depois que a USP (Universidade de São Paulo) organizou uma Semana de Psicologia sem palestrantes negros, no início de abril. “Mandei um e-mail para a organização do evento questionando a falta de diversidade entre os palestrantes e a ausência de temas ligados à negritude”, diz Estevão Silva, presidente da Anan (Associação Nacional da Advocacia Negra).

Em resposta, a comissão organizadora da Semana de Psicologia da USP informou que incluiu o tema ‘psicologia decolonial’ no evento e reconheceu que a amostra de palestrantes não representa os 50% da população negra do Brasil e que “levarão isso em consideração para as próximas edições”.

Os participantes que se cadastrarem para o evento pela plataforma Sympla receberão certificados. O simpósio tem apoio da Anan e do coletivo Jornalistas Pretos. Todas as atividades do evento serão em ambiente virtual, ao vivo, entre 10h e 20h.

Concurso

Foram prorrogadas até o dia 13 de setembro as inscrições para a segunda edição do Prêmio Jonathas Salathiel, do CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo), que seleciona trabalhos sobre questões raciais em cinco categorias. Serão entregues dois prêmios para cada categoria. O valor é de R$ 1.500 para cada um.

Além de psicólogos que atuam com saúde mental e relações raciais, podem participar do prêmio artistas, estudantes e grupos de populares do estado de São Paulo.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

rashidfala.jpg
insdefesa.jpg
devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg