AGENDA / Terça, 11 Mai 2021 16:41

‘Continuo Preta’: Livro sobre a vida de Sueli Carneiro tem lançamento online

A obra descreve a trajetória de uma das referências brasileiras em intelectualidade, política e feminismo negro; Sueli Carneiro bate um papo com a autora Bianca Santana em live no canal da editora Companhia das Letras, às 19h desta terça-feira (11)

Texto: Redação | Imagem: Reprodução/Instituto Ipirapitanga

A imagem mostra a doutora e escritora Sueli Carneiro sorrindo
Introdução:

A obra descreve a trajetória de uma das referências brasileiras em intelectualidade, política e feminismo negro; Sueli Carneiro bate um papo com a autora Bianca Santana em live no canal da editora Companhia das Letras, às 19h desta terça-feira (11)

Texto: Redação | Imagem: Reprodução/Instituto Ipirapitanga

A ativista e jornalista Bianca Santana lança nesta terça-feira (11) o livro “Continuo Preta: a vida de Sueli Carneiro". A obra é baseada na história de uma das principais intelectuais negras do país, que possui uma trajetória de mais de 40 anos de ativismo em prol da política e do feminismo no Brasil.

Com a união de escrita, academia e intelectualidade para qualificar a luta política que enegreceu o feminismo, Sueli colocou as mulheres como protagonistas do movimento negro. “Entre a esquerda e a direita, sei que continuo preta”, diz a protagonista do livro.

Para a autora, o tributo à caminhada de Sueli serve principalmente como repositório de informação sobre a luta das mulheres negras no Brasil e inspiração para as futuras gerações.

Sueli Carneiro é doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra – primeira organização negra e feminista independente de São Paulo. A intelectual criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde física e mental específico para mulheres negras, em que mais de trinta mulheres são atendidas semanalmente por psicólogos e assistentes sociais.

Leia também:  'Plataforma antirracista promove curso sobre Epistemiologias da Imagem'

Dentre tantas atividades, Sueli também é autora de obras referenciais sobre os recortes étnicos-raciais e de gênero, como “Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil”, que traz uma abordagem crítica dos comportamentos humanos e apresenta os principais avanços na superação da desigualdade racial.

A live de lançamento da obra sobre a vida de Sueli Carneiro acontece às 19h, no canal da editora Companhia das Letras, no YouTube.

Sobre a autora

Bianca Santana é jornalista e escritora. Doutora em ciência da informação pela Universidade de São Paulo, é autora de "Quando me descobri negra" e organizadora das coletâneas "Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano" e Vozes Insurgentes de Mulheres Negras: do século XVIII à primeira década do século XXI".

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

rashidfala.jpg
insdefesa.jpg
devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg