AGENDA / Sexta, 05 Fevereiro 2021 16:48

Jornada de Saúde Holística Africana começa neste fim de semana

Plataforma Kiumbe Ixi, gerida por Candace Makine e Amani Kush, resgata saberes ancestrais para o cuidado do corpo, da mente e do espírito da comunidade preta

Texto: Redação I Edição: Nataly Simões I Imagem: Divulgação

Em abril de 2020, após quase um mês do início da pandemia que acompanha o Brasil e o mundo até o dia de hoje, o casal Candace Makini e Amani Kush, gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a “Jornada Seneb Nbw” (se lê ‘nebú), um percurso de estudos e práticas com base na saúde holística africana.

A pandemia resultou em transtornos psicológicos para 18,6 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo que 86,5% destes sofrem de ansiedade. Esse resgate de saberes africanos é um suporte para a comunidade negra e periférica, a mais afetada pelos impactos do isolamento e distanciamento social. A jornada ocorre entre os dias 6 e 13 de fevereiro 100% online.

A palavra Seneb, escolhida para intitular a jornada, significa “saúde” no idioma Mdw Ntchr (se lê ‘Medú néter’), original do Antigo Egito. Partindo de uma perspectiva africana, serão abordados de forma teórica e prática hábitos importantes que nutrem e sustentam os diferentes níveis da existência humana.

A partir de saberes ancestrais, a trajetória de resgate entende que o autoconhecimento é imprescindível para o resgate da própria autonomia sobre a saúde. A necessidade de reinvenção em função da pandemia fez com que Candace e Amani encontrassem uma nova forma de seguir desenvolvendo seus trabalhos para a comunidade.

“No início da pandemia nos percebemos nesse lugar de se reinventar e criar possibilidades para dar segmento aos trabalhos que já fazíamos, como a Kemetic Yoga e as rodas de mulheres que a Makini realizava. Quando percebemos que todes precisariam ficar em casa, a perspectiva foi de que as pessoas deveriam olhar para si, aproveitando esse momento de resguardo em suas casas”, conta Amani Kush.

O gestor lembra que no início da crise sanitária todos estavam buscando melhorar a imunidade, se proteger, lidar melhor com a grande onda de medo e estresse. “Então desenvolvemos essa Jornada como uma forma de continuar nossos trabalhos, e de também auxiliar as pessoas nesse processo de se manterem centradas e estabilizadas mentalmente, emocionalmente, e fortalecidas espiritualmente para lidar com os desafios da pandemia”, complementa.

Durante a jornada ocorrem aulas expositivas sobre os pilares da filosofia africana, além de práticas de Kemetic Yoga, meditações, e finaliza com um almoço coletivo virtual 100% feito com alimentos vivos (crus). Nesta edição, a primeira de 2021, os convidados especiais serão a Akua e Kofi Heru da Divine Roots Family, também instrutores de Kemetic yoga e saberes ancestrais africanos.

Kiumbe Ixi

A Kiumbe é uma plataforma e empreendimento familiar que tem como missão compartilhar saberes ancestrais que possibilitam a ascenção de africanos diaspóricos e continentais através da restauração da sua identidade e legado cultural. A partir do entendimento afrakano da nossa interconexão com a natureza, o nome Kiumbe Ixi significa criações da terra.

Dentre os serviços oferecidos pela plataforma estão: práticas ancestrais de cultivo de energia, kemetic yoga, cristaloterapia, aromaterapia, fitoterapia, alimentação I-tal, criação de adornos culturais identitários, além de palestras, oficinas e jornadas de saúde holística. A intenção é promover autoconhecimento, autonomia, práticas de autocuidado, saúde, bem estar e excelência, utilizando nossas próprias referências culturais e espirituais.

A Kiumbe nasceu em meados de 2016 como consequência do processo de desenvolvimento pessoal e vivência de Candace Makini e Amani Kush. Candace desenvolve oficinas de saberes ancestrais, é psicoaromaterapeuta, alquimista natural, cristaloterapeuta, instrutora de kemetic yoga, e pesquisadora dos antigos conhecimentos tradicionais relacionados a cura pela natureza.

Amani Kush estudou na Shock Metaphysics Kemetic Wisdom School através da Kasa de Ma’at, é estudante de Mdw Ntchr (Medu Netcher - linguagem e escrita clássica africana) com o renomado mestre Mfundishi Jhutyms, instrutor de kemetic yoga, pesquisador da ciência espiritual africana do Vale do Hapy (Nilo), fomentador da consciência I-tal (vital/natural), da saúde holística africana e práticas ancestrais de cura.

Serviço:
Jornada de Saúde Holística Africana
Período: de 6 à 13 de fevereiro
Plataformas: Zoom e WhatsApp
Temas: Consciência I-tal; Nutricídio, Alimentação Viva e Jejum; Kemetic Yoga; Técnicas de Respiração; Meditações; Cultura e espiritualidade do Vale do Hapy (Rio Nilo); Poderes elementares: Domínio Mineral e Cristaloterapia; Autocuidado Natural com Aromaterapia; A Energia do Corpo Divino (Divine Roots Family)
Inscrições: R$ 110 - via WhatsApp (51) 8118-3955

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

melly.jpg
cafe.jpg
entrevistalazaroramos.jpg
lucaskinte.jpg