AGENDA / Domingo, 08 Agosto 2021 15:01

Intersecção entre surdez e racismo é abordada no Festival de Culturas Surdas, do Itaú Cultural

Organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, o evento trata da multiculturalidade nessa comunidade e exibe vídeo poesias em imagens e Libras

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, Edinho dos Santos, que mediará as mesas do festival. Ele está falando em Libras com um fundo preto ao fundo.
Introdução:

Organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, o evento trata da multiculturalidade nessa comunidade e exibe vídeo poesias em imagens e Libras

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Entre os dias 9 e 13 de agosto, o Itaú Cultural realiza uma nova edição do Festival de Culturas Surdas, com mesas de conversa e programação artística, sempre com início às 19h e transmissão ao vivo no Youtube da organização. 

O tema central, neste ano, é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo. Todas as mesas são mediadas por Edinho dos Santos, poeta surdo, slamer e educador da instituição. Elas são acessíveis em Libras e contam com legendagem e interpretação para o português.

O Festival é organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, visando o protagonismo do sujeito surdo e a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira. 

Programação artística

A programação artística abre e fecha as mesas com vídeo poesias, linguagem artística utilizada pela comunidade surda através dos elementos do audiovisual para incrementar a apresentação de uma poesia em língua de sinais e ficarão disponíveis para visualização, no site do Itaú Cultural, até o dia 22 de agosto. 

Os trabalhos serão apresentados pela poeta e professora Renata Freitas e o Coletivo Mão Dupla, que transita entre a língua de sinais e as artes visuais. O grupo é formado por artistas surdos e ouvintes que desenvolvem uma pesquisa e prática artística por meio da visualidade. 

A programação completa pode ser encontrada no site do Itaú Cultural

Serviço: 

O que? Festival de Culturas Surdas

Quando? De 9 a 13 de agosto (segunda-feira a sexta-feira)

Onde? Canal do Itaú Cultural no Youtube

Confira também:

'Doutor Gama': filme sobre a vida do abolicionista estreia nesta quinta

"Desafiou a ideia de quem podia ser escritor no país", diz curadora de exposição sobre Carolina Maria de Jesus

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

rashidfala.jpg
insdefesa.jpg
devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg