AGENDA / Sábado, 25 Setembro 2021 16:54

IMS Paulista inaugura exposição sobre a vida, a obra e o legado da escritora Carolina Maria de Jesus

A mostra, aberta neste sábado (25), apresenta ao público facetas pouco conhecidas da trajetória da escritora, reforçando a importância do seu projeto literário e do seu legado como intérprete do Brasil

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, Maria Carolina de Jesus está sentada escrevendo
Introdução:

A mostra, aberta neste sábado (25), apresenta ao público facetas pouco conhecidas da trajetória da escritora, reforçando a importância do seu projeto literário e do seu legado como intérprete do Brasil

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

O Instituto Moreira Salles (IMS) inaugura neste sábado (25), em sua sede de São Paulo, a exposição ‘Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros’. Entrelaçando diferentes linguagens, a mostra apresenta a trajetória e a produção da escritora, ressaltando aspectos pouco conhecidos de sua vida e obra. A entrada é gratuita, com agendamento prévio pelo site.

A seleção reúne aproximadamente 300 itens, entre fotografias, matérias de imprensa, vídeos e outros documentos. Inclui também obras de cerca de 60

artistas, parte comissionadas, que dialogam com os temas investigados por Carolina. A curadoria é do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto e a assistência de curadoria, da historiadora da arte Luciara Ribeiro. A mostra conta ainda com o trabalho de pesquisa da crítica literária e doutora em letras Fernanda Miranda. 

“Me mudei para São Paulo em 2005 e conheci a obra de Carolina por meio de visitas ao museu AfroBrasil, no parque do Ibirapuera. Mas continuo encontrando outras Carolinas e sua diversidade através das minhas pesquisas para essa exposição. Foram lidas por Raquel e eu cerca de seis mil páginas de manuscritos inéditos da autora”, afirma Hélio Menezes à Alma Preta Jornalismo.

Dividida em 15 núcleos temáticos, a mostra apresenta as reflexões de Carolina de Jesus (1914-1977) ao longo de sua trajetória, da infância na cidade de Sacramento (MG), no contexto pós-abolição da escravatura, passando por sua chegada à capital paulista, pelo lançamento e pela repercussão de seus livros, até o fim de sua vida, em Parelheiros (SP). 

Em cartaz no IMS Paulista até janeiro de 2022, a exposição contará com uma ampla programação de atividades paralelas. Haverá, por exemplo, uma mostra de cinema, idealizada pelo curador e pesquisador Bruno Galindo, entre outros eventos. Também será lançado um catálogo, com textos críticos. 

A exposição dedicada a Carolina Maria de Jesus integra também a programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo que poderá ser visitada gratuitamente no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera, de 4 de setembro a 5 de dezembro de 2021.

Serviço

Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros 

Abertura: 25 de setembro de 2021

Visitação: até 30 de janeiro de 2022 IMS Paulista

Entrada gratuita

Avenida Paulista, 2424 - São Paulo 

Horário de funcionamento: Terça a sexta, 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados (exceto segundas), 10h às 19h. Última entrada às 18h.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui nosso Catarse

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

juventudeeracismo.jpg
boletim39.jpg
ccsp.jpg
umanobetofreitas.jpg